Artrite reumatoide: como funciona o tratamento da doença?

  • +A
  • -A

A artrite reumatoide é uma doença crônica e sistêmica que afeta as articulações do corpo, causando rigidez, fortes dores, perda de peso e até febre, principalmente nas mulheres. Por ser progressiva, a doença precisa ser tratada corretamente para evitar a piora dos sintomas e o surgimento de complicações, que podem atrapalhar gravemente o dia a dia do paciente.

 

Medicamentos ajudam a controlar sintomas da artrite reumatoide

 

Segundo a reumatologista Licia Mota, o tratamento da artrite reumatoide é complexo e envolve o uso de remédios e medidas não medicamentosas. “A doença é tratada com o controle da dor. Nós temos medicações que controlam a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios, mas também medicações chamadas de MMCD, medicamentos modificadores do curso da doença”, afirma a médica.

Os remédios MMCD são capazes de mudar a evolução da artrite reumatoide e prevenir as complicações tardias, como deformidades e incapacidade física e laboral. Dentro dessa classe, há dois tipos de medicações, os sintéticos (como metotrexato, leflunomida e sulfassalazina) e biológicos (como golimumabe, certolizumabe pegol, etanercepte, infliximabe, adalimumabe, abatacepte intravenoso, rituximabe e tocilizumabe).

Segundo a especialista, a recomendação da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é iniciar o tratamento com os medicamentos sintéticos e, em caso de falhas ou efeitos colaterais, mudar para os biológicos ou ainda associá-los.

 

Falta de tratamento pode causar incapacidade para o trabalho

 

A artrite reumatoide tem um grande impacto socioeconômico, de acordo com a médica, já que quando não é tratada, leva à incapacidade laboral precoce. A maior parte dos diagnósticos é feita em indivíduos de 35 a 55 anos e 85% dos casos não tratados causam afastamento do trabalho, o que reforça a importância de buscar o auxílio médico assim que surgirem os primeiros sintomas.

“O tratamento envolve a participação de uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Os profissionais serão coordenados pelo reumatologista, que é o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento dessa doença”, conclui a médica.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Artrite reumatoide: como funciona o tratamento da doença?"

Gorete

.Sou portadora da artrite reumatóide o médico só me receitou dois medicamentos a dor é intensa não consigo nem dormi as pess

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gorete, além da medicação, os pacientes portadores dessa doença podem optar por tratamentos alternativos, como a fisioterapia, que é uma ótima forma de diminuir a dor, a inflamação e melhorar a qualidade dos movimentos na articulação afetada. Desejamos sucesso em seu tratamento. Até a próxima!

GRAÇA FRÓES

Como descobrir se o problema é artrite reumatoide?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Graça. Para identificar a doença é necessário uma consulta presencial com o reumatologista. Este é o profissional mais indicado que poderá atende-lá e indicar o tratamento mais adequado para você. Até breve.

Nazaré

Dr. ja faço isso tudo fisioterapia pilates RPG mas nada adianta preciso trata por dentro os ossos qual remédio tomas ja fui em vários ortopedista especialista e nada resolver me ajudar por favor preciso de um remédio certo eficaz

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nazaré. Só possível fazer a indicação do tratamento mais eficaz diante de uma consulta presencial. Busque atendimento profissional para inciar o tratamento mais adequado, e assim trazer melhor qualidade de vida para você. Abraços.

Marion Dorin

Já sou associada o programa Cuidados pela vida e tomo Alenia as vezes 1 as vezes 2 ao dia, dependendodo estado dos meus bronquios, e sou mto agradecida ao laboratorio Ache por me dar o desconto para adquiri-lo.Agora, com quase 79 anosestou com uma artrose reumatica bastante incomoda e doída, mais ainda sendo violinista desde os 5 anos de idade e ainda tocando, mas vejo que dentro em pouco, apesar de tomar varios remédiosrecomendados pela reumatóloga, o unico que parece que adianta para a dor é o Motore, tb fabricado pelo Ache. Venho por meio deste pedir que incorporem este produto (Motore) no programa de produtos participantes nos Cuidados pela Vida, já que o meu orçamento de remédios está muito muito alto e o produto não é nada barato.Antecipadamente agradecida. Marion Dorin CPF 179834957-49

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marion. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Registramos a sua solicitação como sugestão e a encaminhamos ao departamento responsável para conhecimento e análise. Protocolo do registro: 00085517. Acrescentamos que não temos previsão para que o medicamento Motore participe do Programa. Entretanto caso ele venha a fazer parte do Programa Cuidados pela Vida a Sra receberá um contato via e-mail. Abraços.

Amanda Davila saltos

Tenho um filho , hoje com 48 anos de idade , que desde os 25 anos sofre com a doença artrite reumatoide. Tem acompanhamento de médico dermatologista. fisioterapeuta e exercícios físicos como natação e bicicleta. Ótimo nível de informacoes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Amanda. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco, ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Desejamos sucesso no tratamento do seu filho. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.