Artrite reumatoide: como funciona o tratamento da doença?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Licia Mota
- +A
- -A
A artrite reumatoide é uma doença crônica e sistêmica que afeta as articulações do corpo, causando rigidez, fortes dores, perda de peso e até febre, principalmente nas mulheres. Por ser progressiva, a doença precisa ser tratada corretamente para evitar a piora dos sintomas e o surgimento de complicações, que podem atrapalhar gravemente o dia a dia do paciente.
Medicamentos ajudam a controlar sintomas da artrite reumatoide
Segundo a reumatologista Licia Mota, o tratamento da artrite reumatoide é complexo e envolve o uso de remédios e medidas não medicamentosas. “A doença é tratada com o controle da dor. Nós temos medicações que controlam a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios, mas também medicações chamadas de MMCD, medicamentos modificadores do curso da doença”, afirma a médica.
Os remédios MMCD são capazes de mudar a evolução da artrite reumatoide e prevenir as complicações tardias, como deformidades e incapacidade física e laboral. Dentro dessa classe, há dois tipos de medicações, os sintéticos (como metotrexato, leflunomida e sulfassalazina) e biológicos (como golimumabe, certolizumabe pegol, etanercepte, infliximabe, adalimumabe, abatacepte intravenoso, rituximabe e tocilizumabe).
Segundo a especialista, a recomendação da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é iniciar o tratamento com os medicamentos sintéticos e, em caso de falhas ou efeitos colaterais, mudar para os biológicos ou ainda associá-los.
Falta de tratamento pode causar incapacidade para o trabalho
A artrite reumatoide tem um grande impacto socioeconômico, de acordo com a médica, já que quando não é tratada, leva à incapacidade laboral precoce. A maior parte dos diagnósticos é feita em indivíduos de 35 a 55 anos e 85% dos casos não tratados causam afastamento do trabalho, o que reforça a importância de buscar o auxílio médico assim que surgirem os primeiros sintomas.
“O tratamento envolve a participação de uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Os profissionais serão coordenados pelo reumatologista, que é o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento dessa doença”, conclui a médica.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Licia Mota
Reumatologia
CRM: 11149 / DF
- 10 comentários para "Artrite reumatoide: como funciona o tratamento da doença?"
-
Gorete
.Sou portadora da artrite reumatóide o médico só me receitou dois medicamentos a dor é intensa não consigo nem dormi as pess
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Gorete, além da medicação, os pacientes portadores dessa doença podem optar por tratamentos alternativos, como a fisioterapia, que é uma ótima forma de diminuir a dor, a inflamação e melhorar a qualidade dos movimentos na articulação afetada. Desejamos sucesso em seu tratamento. Até a próxima!
-
Nazaré
Dr. ja faço isso tudo fisioterapia pilates RPG mas nada adianta preciso trata por dentro os ossos qual remédio tomas ja fui em vários ortopedista especialista e nada resolver me ajudar por favor preciso de um remédio certo eficaz
-
Marion Dorin
Já sou associada o programa Cuidados pela vida e tomo Alenia as vezes 1 as vezes 2 ao dia, dependendodo estado dos meus bronquios, e sou mto agradecida ao laboratorio Ache por me dar o desconto para adquiri-lo.Agora, com quase 79 anosestou com uma artrose reumatica bastante incomoda e doída, mais ainda sendo violinista desde os 5 anos de idade e ainda tocando, mas vejo que dentro em pouco, apesar de tomar varios remédiosrecomendados pela reumatóloga, o unico que parece que adianta para a dor é o Motore, tb fabricado pelo Ache. Venho por meio deste pedir que incorporem este produto (Motore) no programa de produtos participantes nos Cuidados pela Vida, já que o meu orçamento de remédios está muito muito alto e o produto não é nada barato.Antecipadamente agradecida. Marion Dorin CPF 179834957-49
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Marion. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Registramos a sua solicitação como sugestão e a encaminhamos ao departamento responsável para conhecimento e análise. Protocolo do registro: 00085517. Acrescentamos que não temos previsão para que o medicamento Motore participe do Programa. Entretanto caso ele venha a fazer parte do Programa Cuidados pela Vida a Sra receberá um contato via e-mail. Abraços.
-
Amanda Davila saltos
Tenho um filho , hoje com 48 anos de idade , que desde os 25 anos sofre com a doença artrite reumatoide. Tem acompanhamento de médico dermatologista. fisioterapeuta e exercícios físicos como natação e bicicleta. Ótimo nível de informacoes.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.