É possível descobrir a puberdade precoce antes de se manifestar?

  • +A
  • -A

A suspeita de puberdade precoce se inicia a partir da percepção dos sinais associados ao quadro. Ou seja, a manifestação de características físicas da puberdade em meninos e meninas ainda na infância. A única forma de suspeitar da doença antes do surgimento dos sintomas é pelo conhecimento do histórico familiar da criança favorável ao problema.  

Por mais que a herança genética seja considerada um fator de risco para a manifestação do transtorno, ter pais que tiveram puberdade precoce na infância não garante que os sintomas afetarão também as gerações seguintes. Este dado apenas ajuda a manter a família alerta para o possível surgimento dos sintomas. O diagnóstico e tratamento só poderão ser realizados com a presença das alterações corporais que configuram o quadro.

Principais sintomas da puberdade precoce


“Os
sinais de puberdade precoce são percebidos quando aparecem mamas e pêlos pubianos antes dos oito anos de idade nas meninas e aumento de testículos para volumes puberais e pêlos pubianos antes dos 9 anos nos meninos. Sem essas características é difícil fazer o diagnóstico”, informa a pediatra endocrinologista Fernanda André. Existem outros sintomas que indicam o problema, mas esses são os principais.

De acordo com dados veiculados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), pode haver também aceleração do crescimento em altura e ganho de peso. “É possível que a velocidade de crescimento nas meninas já comece a aumentar um pouco antes, mas os sinais que nos mostram que pode ser uma puberdade precoce são os que mencionei anteriormente”, afirma a especialista. 

Tratamento medicamentoso


A médica ressalta que os exames complementares, como o próprio nome diz, complementam uma hipótese clínica. Esta se manifesta a partir da percepção dos pais e do médico pediatra que acompanha a criança das características sexuais secundárias antes do tempo. Para tratar e controlar o problema,
é fundamental o tratamento medicamentoso contendo substâncias capazes de inibir a liberação dos hormônios sexuais. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/puberdade-precoce/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda André

Dra. Fernanda André

Endocrinologia

CRM: 52817996 / RJ

TAGS
crescimento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível descobrir a puberdade precoce antes de se manifestar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.