Como funciona o hormônio do crescimento no corpo de uma criança?

  • +A
  • -A

O hormônio do crescimento é um hormônio muito importante para o corpo, especialmente na infância, época em que é produzido em maiores quantidades. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, sua síntese é feita pela hipófise, uma glândula localizada no crânio humano. Descubra os efeitos que esse hormônio, também conhecido como GH (do inglês growth hormone) ou somatropina, provoca no corpo de uma criança.

Hormônio do crescimento é importante para músculos e ossos


“O hormônio do crescimento tem várias ações no corpo da criança. Além de agir aumentando as proteínas de crescimento e promovendo o crescimento celular que levam ao aumento da velocidade de crescimento, o GH diminui massa gorda e aumenta massa magra”, afirma a endocrinologista pediátrica Fernanda André. 

A somatropina é fundamental também para o crescimento dos ossos, atuando no reforço do suprimento de minerais que serão usados para promover o desenvolvimento do esqueleto das crianças. Outras de suas funções envolvem a melhora do funcionamento do sistema cardiovascular e a melhora do estado de ânimo das crianças. 

Falta de GH pode deixar a criança com baixa estatura


Por outro lado, alterações na produção do GH podem comprometer a saúde. “A deficiência do hormônio de crescimento leva à baixa estatura da criança. O excesso de GH, por sua vez, causa gigantismo no período da infância e adolescência e acromegalia (crescimento anormal das extremidades do corpo) na vida adulta”, alerta a médica. 

Os pais devem acompanhar de perto o crescimento de seus filhos e conversar com um pediatra sobre o assunto em caso de suspeita de falta ou excesso de hormônio do crescimento. É importante comparar a altura da criança com seus colegas na creche ou na escola, usar gráficos de crescimento para monitorar as mudanças e verificar se o ritmo de troca do tamanho das roupas está acontecendo de forma lenta ou rápida demais. 


Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM):
https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-crescimento-e-gh/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda André

Dra. Fernanda André

Endocrinologia

CRM: 52817996 / RJ

TAGS
crescimento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como funciona o hormônio do crescimento no corpo de uma criança?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.