Que medidas são importantes para controlar o diabetes gestacional?


  • +A
  • -A

O diabetes gestacional (DMG) é um tipo específico da doença, diagnosticado quando se detecta a intolerância à glicose de qualquer grau pela primeira vez durante a gravidez. Geralmente, o diagnóstico é feito logo na primeira consulta do pré-natal com a dosagem da glicemia de jejum ou por meio do teste oral de tolerância à glicose entre a 24ª e a 28ª semana de gestação.

Mudanças na alimentação fazem parte do tratamento do diabetes gestacional


Para controlar o diabetes gestacional, é importante
readequar a alimentação com o objetivo de permitir o ganho de peso de forma adequada, associando as refeições a um bom controle glicêmico. “O valor calórico da dieta deve ser individualizado de acordo com o peso inicial e com o ganho de peso na gestação”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

As gestantes podem utilizar algumas tabelas que classificam os alimentos de acordo com o índice glicêmico, que mede a velocidade e a magnitude em que determinado carboidrato eleva a quantidade de açúcar no sangue. “Podemos citar arroz integral, aveia e amendoim como de baixo índice glicêmico, enquanto arroz branco, biscoito de água e sal e chocolate são alimentos com alto índice”, exemplifica Daniele.

Atividade física e insulina ajudam a controlar o diabetes durante a gravidez


De forma geral, os doces são considerados alimentos com alto índice glicêmico, já que elevam o açúcar no sangue de forma rápida e intensa. Os alimentos com baixo índice glicêmico, por outro lado, aumentam os níveis da glicose sanguínea de forma mais lenta e branda e são os mais recomendados para as mulheres grávidas pela profissional.

Outras formas de controle do diabetes gestacional incluem a prática de atividade física, que deve levar em conta as indicações e contraindicações obstétricas, e o monitoramento frequente das glicemias. “O tratamento farmacológico, em geral com insulina e podendo recorrer a medicamentos de uso oral, em alguns casos, pode ser indicado de acordo com os níveis glicêmicos”, destaca a médica.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Que medidas são importantes para controlar o diabetes gestacional?"

Layane

Eu tive e a minha continuou meu filho teve sequelas pela diabet deu paralisia celebral ele tem 4 anos e minha diabet continuo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Layane, mulheres que tiveram diabetes gestacional possuem maiores chances de desenvolver diabetes tipo 2. É importante que você faça um tratamento adequado prescrito pelo endocrinologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.