Fibromialgia tem cura? Como é o tratamento da doença?


  • +A
  • -A

A fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dores fortes e espalhadas por todo o corpo e, muitas vezes, coexiste com outros problemas de saúde, como distúrbios de sono, disfunção cognitiva e fadiga. Os pacientes que têm a doença, como a cantora pop Lady Gaga, sofrem com altos níveis de incapacidade e uma baixa qualidade de vida.

Fibromialgia não tem cura, mas tratamento com remédios diminui sintomas da doença


Segundo o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt, a fibromialgia não tem cura, mas o tratamento pode promover um alívio dos sintomas: “Os psiquiatras devem trabalhar em conjunto com os reumatologistas, auxiliando com o
uso de antidepressivos, por exemplo, para tratar a depressão comórbida ou outros transtornos psiquiátricos”.

Certos tipos de antidepressivos utilizados no tratamento também podem ajudar a reduzir a dor em alguns grupos de pacientes, em associação ao uso de analgésicos, que devem ser utilizados quando prescritos por um médico. Outras medidas para a dor envolvem a hidroterapia e a quiropraxia, que ajudam a fortalecer e relaxar a musculatura e a alinhar a coluna, respectivamente.

Alguns tipos de psicoterapia são eficazes no tratamento da fibromialgia


Outra abordagem frequente nos
casos de fibromialgia é a psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental, que tem como objetivo modificar os mais diversos comportamentos diante da doença e a resposta dos pacientes perante os sintomas. Exercícios físicos e outras técnicas capazes de diminuir o estresse e a ansiedade também são úteis no tratamento da fibromialgia.

Quanto mais cedo procurar o auxílio médico, melhor será para o paciente, já que o diagnóstico nem sempre é feito rapidamente. “Não há testes para diagnosticar fibromialgia e, como há muitos sintomas além da dor, por vezes, os pacientes ficam tratando as doenças comórbidas, como depressão ou outras, sem que o profissional identifique a fibromialgia”, ressalta Calcagno.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra, formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
dores-no-corpo
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Fibromialgia tem cura? Como é o tratamento da doença?"

Gleide Rozi Fogaça

Tenho fibromialgia e artrose as dores são intensa, além de bursite nos braços e quadris

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gleide, Você esta em tratamento? não deixe de se cuidar, embora não tenha cura, com tratamento pode se aliviar bem os sintomas da fibromialgia. Abraços.

Solange

Faço tratamento de depressão,tomo medicamento sertralina 100mg, sofro de fibromialgia, e agora estou com uma dor generalizada, costas,quadril,descendo pela nadega e perna nos braços. Estou tão cansada de dor, que choro as vezes, pq acho que não vou sarar dessas dores. Será que poderia me dar uma orientação de qual especialista devo passar ? Ortopedista, reumatologista, psiquiatra qual? Agradeço a atenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Solange, é mesmo uma situação complicada, a combinação psiquiatra e reumatologista funciona bem para o alivio da dor, ficamos aqui desejosos de suas melhoras. Abraços.

Robério Lima

Olá, minha esposa Claudia Abreu foi diagnosticada por um reumatologista há dois meses com Fibromialgia após passar por alguns médicos desde o início do ano passado. Nossa, ela está sofrendo muito, dores em todo o corpo e depressão profunda. Ela já foi cinco vezes a psicólogo, mas ainda não a levei a um psiquiatra. Para piorar, ela tem um edema no ligamento interespinhoso provado provavelmente por sobrecarga mecânica na base da coluna. Ela também sofre muito de insônia e tem muitos ataques de irritabilidade. Meu Deus, o que faço??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rogerio, embora não tenha cura, com tratamento pode se aliviar e minimizar bem os sintomas da fibromialgia melhorando a qualidade de vida. Leve-a ao psiquiatra para que vocês iniciem o tratamento contra a depressão ele poderá prescrever medicamentos e tratamentos que podem contribuir com a melhora do quadro clinico atual. Desejamos melhoras, até logo.

Oi, eu sinto muitas dores na coluna, nos braços e agora no joelho esquerdo, e também fui diagnosticada com fibromialgia, e já vou passar a fazer fisioterapia, mais sinto muitas dores, principalmente no braço direito, e já estou sofrendo de insônia, será que já é por conta dessa fibromialgia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, conforme informação do Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt a fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dores fortes e espalhadas por todo o corpo e, muitas vezes, coexiste com outros problemas de saúde, como distúrbios de sono, disfunção cognitiva e fadiga. Procure ajuda médica para que se possa identificar se a sua insonia está ligada diretamente com a fibromialgia. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.