Depressão: Quais mudanças no estilo de vida podem ajudar no tratamento da doença?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Giovani Missio
- +A
- -A
A depressão é uma doença crônica marcada pela tristeza profunda, mas que também causa ansiedade, mudanças no sono e no apetite. Fazer o tratamento com um psiquiatra é essencial para a remissão dos sintomas e para a manutenção da qualidade de vida. Algumas medidas aplicadas no dia a dia facilitam todo esse processo.
Ter hora para dormir e acordar ajuda no tratamento da depressão
Segundo o psiquiatra Giovani Missio, manter o ritmo biológico regulado é uma medida comportamental extremamente importante para o tratamento da depressão. “É necessário definir horários para dormir e para acordar, dormir pelo menos 6 horas e não mais que 10 em hipótese nenhuma, acordar antes das 8h da manhã e iniciar a rotina com atividade física e social intensa logo nas primeiras horas do dia”, aconselha o médico.
O combate à depressão também requer que o paciente evite o uso de álcool e outras drogas, especialmente no início do tratamento. “O álcool pode agir como gatilho para crises de ansiedade ou sintomas depressivos nos dias seguintes ao seu consumo e, com isso, prejudicar a recuperação do paciente e aumentar o risco de recaídas“, explica o especialista.
Exercícios físicos melhoram qualidade de vida do paciente
Em alguns casos, a pessoa depressiva deve recorrer à psicoterapia para controlar o estresse, que também é prejudicial à doença. “Para o paciente recuperado ou de menor gravidade, fazer meditação diariamente com o método mindfulness pode ajudar no autoconhecimento e no controle dos próprios pensamentos, emoções e comportamentos, contribuindo para evitar recaídas”, destaca Doutor Giovani.
Outra mudança no estilo de vida que ajuda no tratamento da depressão é deixar o sedentarismo de lado e iniciar a prática de exercícios físicos, que libera endorfina e serotonina, dois neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Inclusive, diversos estudos têm mostrado que alterações no nível de serotonina estão ligadas ao desenvolvimento da doença.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Giovani Missio
Psiquiatria
CRM: 127682 / SP
- 1 comentário para "Depressão: Quais mudanças no estilo de vida podem ajudar no tratamento da doença?"
-
Angela Maria Cunha
Sofre com depressão a mais de 20 anos,foi uma grande decepção em meu casamento que átingiu meu emocional e nunca fiz acompanhamento com pisiquiatra só com neurologista me afastei da sociedade da família principalmente filhos e esposo que me chamam de maluca , vivo só trancada em meu quarto e eu estou sentindo uma vontade de acabar de vez com tudo isso pois estou muito cansada de sofrer e ainda ser maltrata por quem me traiu e hoje nem meus remédios não compra , tenho que depender da minha mãe que vive com 1 salário mínimo.Os medicamentos todos caros alguns nem dá pra comprar.E eu com 58anos e muito debilitada…entego esse monstro nas mãos de Deus. Me desculpa. Obrigada.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.