Quais são os primeiros sintomas da dengue?


  • +A
  • -A

A dengue se inicia com sintomas bem básicos, como febre e mal estar geral, os quais começam a se manifestar cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes Aegypti. Como esses sinais são muito comuns em outras doenças, é importante acompanhar com atenção a evolução do quadro para que não ocorra um diagnóstico equivocado.  

 

Sintomas da dengue e como eles surgem

 


Os primeiros sintomas da dengue são febre, geralmente alta (acima de 38ºC), com ou sem calafrios, mialgia intensa (dor no corpo), dor articular, dor retro-orbitária (atrás dos olhos), cefaléia (dor de cabeça) e prostração, que costuma ser bastante acentuada. Podem ocorrer também náuseas, vômitos, diarréia,
erupção cutânea (manchas avermelhadas na pele) e sangramentos”, informa a Dra. Diana Galvão.

Conforme aponta a especialista em doenças infecto-parasitárias, esses sintomas são causados pela estimulação intensa do sistema imunológico pelo vírus, com formação de complexo antígeno-anticorpo, ativação de células imunológicas e produção de substâncias inflamatórias chamadas citocinas. Estas provocam febre e inflamação dos tecidos, causando dor, inchaço e, em casos mais graves, lesão vascular, perda de líquido e choque.

 

Tratando os sintomas da dengue

 


Os sintomas da dengue devem ser tratados, segundo a profissional, com medicações sintomáticas, isto é, voltadas para tratamento da dor e da febre (que são os principais sintomas) e de outros sintomas que estiverem presentes. Também é recomendado repouso com afastamento do trabalho e hidratação oral ou venosa, dependendo da gravidade do caso.

A médica ressalta que são contra-indicados anti-inflamatórios e medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (“aspirina”), pelo risco de complicações hemorrágicas. “A hidratação (reposição de líquidos) é o componente mais importante do tratamento, pois quando feita de forma correta e precoce previne o choque hipovolêmico da dengue, que é a maior causa de morte por esta doença”.

 

Dra. Diana Galvão Ventura é especialista em doenças Infecto-parasitárias e mestre em microbiologia médica humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de chefe do serviço de controle de infecção hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, FIOCRUZ-RJ. CRM-RJ: 5272472-6

 

Foto: Pixabay

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Quais são os primeiros sintomas da dengue?"

Sonia cordeiro

O meu eis marido está com dengue essa doença e transmissível

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sonia, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. E como afirma a infectologista Marina da Rós Malacarne, nem toda picada do Aedes aegypti é capaz de infectar os humanos com o vírus: “Apenas as fêmeas contaminadas pelo vírus transmitem dengue e, para que se infectem, elas precisam sugar o sangue de alguém doente”. Dez dias depois, as fêmeas terão o vírus nas glândulas salivares e poderão transmitir a doença. Abraços.

Sheila

Eu é meu filho estamos com dengue só que ele está pior oque devo fazer à mão eo pé dele está muito vermelho

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sheila, leve-o para uma consulta com o médico. Melhoras para vocês.

Letícia Marysol

Oi boa tarde, eu estou com uns sintomas mais eu não tenho certeza que é dengue ou febre amarela , os sintomas eram mais fortes a três dias os sintomas eram: dor de cabeça as vezes com pontadas, diarreia , moleza no corpo todo , enjoo as vezes perda de apetite , isso aconteceu comigo e com minha irmã eu queria que vc me ajudasse para saber o que pode ser … Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Letícia, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Você e sua irmã devem procurar um serviço de saúde próximo de sua residência e realizar uma consulta. Melhoras para vocês.

monica

oi boa tarde me chamo monica e to com sintoma da dengue mas nao tenho certeza to com dores no corpo nas juntas ,inchaço, febre de 38 e o pior nao consigo atendimento sera que vc pode me ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Monica, é necessário que você faça uma avaliação presencial com um médico. Procura uma Unidade de Pronto Atendimento próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Ubiana roberta

Oi o meu filho tá com dengue já faz bastante dias e não colocou nem uma mancha pra fora as pessoas falam q a dengue só sai quando botar as manchas no corpo e verdade?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ubiana, manchas avermelhadas na pele é apenas um dos sintomas da dengue, não trata-se de uma das fases da doença. Siga as recomendações médicas para o tratamento do seu filho. Melhoras para ele.

Altair

O meu filho esta com dengue a 5 dias e tomou soro na veia no hospital ontem e não sente febre e nem dores, mais as pernas estão muito manchadas e vermelhas, ele esta tomando hidroxizina e alegra, gostaria de saber se esta normal ou se devo voltar com ele para o hospital?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Altair, somente o médico é o profissional habilitado para avaliá-lo. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e leve-o para uma consulta. Melhoras para seu filho. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.