ACESSE O PROGRAMA
> Ainda não sou cadastrado
Navegue aqui e saiba tudo sobre Dengue e Febre Amarela.
Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do … Continue reading Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!
Popularmente conhecido como mosquito da dengue, o Aedes aegypti também é vetor de outras infecções que prejudicam a saúde e causam febre, dor de cabeça e dores no corpo, como zika e chikungunya. Uma importante etapa do combate ao mosquito e às doenças por ele transmitidas é encontrar e eliminar os criadouros, que podem estar … Continue reading Dengue: os principais criadouros de mosquitos que podemos encontrar em casa
A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca uma grande variedade de sintomas. Febre alta, acima dos 39 graus Celsius e de início súbito, dores no corpo, dores articulares, dor de cabeça e atrás dos olhos, além de náuseas, vômitos, diarreia e fraqueza intensa são os mais comuns. No entanto, estes sintomas demoram alguns dias … Continue reading Dengue: em quanto tempo surgem os sintomas após a picada do mosquito contaminado?
Conhecido por ser o mosquito transmissor de doenças como a dengue e febre amarela, o Aedes aegypti não provoca nenhuma lesão ou irritação na pele com a sua picada, a qual costuma passar despercebida, sem causar coceira ou dor. Mais do que isso, o mosquito não dá nem sinal de que está por perto, já … Continue reading A picada do Aedes aegypti gera alguma reação incomum na pele ou parece uma picada comum de mosquito?
Os mosquitos que mais aparecem à noite pertencem ao gênero Cullex, popularmente conhecido como pernilongo, que é conhecido pelo seu incômodo zumbido e pela irritação local gerada por sua picada. Porém, outros mosquitos também podem aparecer neste período do dia. Para se prevenir das picadas, recomenda-se o uso de repelentes e de barreiras mecânicas, como … Continue reading Qual é a melhor maneira de se proteger dos mosquitos durante a noite?
A febre amarela é um quadro infeccioso viral que se estabelece no organismo por meio da picada de mosquitos. Nas zonas urbanas, o inseto que transmite a doença é o mesmo da dengue, o Aedes aegypti. Em geral, a febre amarela não apresenta sintomas, mas em alguns casos estes podem aparecer, causando desconforto e mal … Continue reading Febre amarela: quais são os primeiros sintomas? Saiba mais sobre essa doença!
A dengue se manifesta por tipos e intensidades diferentes, então, ao contraí-la, você pode lidar tanto com a sua forma mais branda quanto com a mais perigosa. Um dos problemas da doença é que a fase leve pode evoluir para a mais complicada, caso não seja tratada o quanto antes. Por isso, uma simples suspeita … Continue reading Por que é importante procurar um médico em qualquer caso de suspeita de dengue?
O verão possui algumas características que fazem com que mosquitos e insetos em geral apareçam e se proliferem mais do que o normal durante a estação. Destaque para o calor e umidade, que contribuem bastante nesse sentido. O grande volume de chuva nessa época do ano também ajuda nesse sentido. Com isso, aumenta-se o risco de … Continue reading Por que os mosquitos se multiplicam no verão?
Enjoos, cansaço, febre alta e dores no corpo são apenas alguns dos sintomas provocados pela dengue. Como forma de se prevenir, além de eliminar locais que acumulam água parada, que ajudam na proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos, é importante também manter o corpo protegido com a ajuda dos repelentes. Repelentes à … Continue reading Repelente: qual é a maneira correta de aplicar o produto? Quantas vezes ao dia?
Uma das maiores preocupações com a chegada da estação mais quente do ano é a proliferação do mosquito da dengue e, principalmente, o aumento do número de casos da dengue hemorrágica. Tanto a dengue comum quanto a hemorrágica são causadas pelo vírus da dengue. No entanto, essa última é considerada uma versão mais perigosa da … Continue reading O que é a dengue hemorrágica? Saiba mais sobre essa perigosa doença!
A febre chikungunya é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome e transmitida pelas picadas das fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Isolado inicialmente ainda na década de 1950, na Tanzânia, um país africano, o vírus deu início a uma grande epidemia nas ilhas do Caribe no fim de 2013 e desde … Continue reading Febre chikungunya: Saiba quais são as características dessa doença grave transmitida por mosquitos!
Basta a temperatura voltar a subir para um velho problema brasileiro reaparecer: o Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue e que também pode transmitir zika, chinkungunya e febre amarela por meio de sua picada. Segundo o Ministério da Saúde, entre janeiro e abril de 2017, o inseto típico de áreas tropicais e subtropicais … Continue reading Toda picada do mosquito Aedes aegypti transmite a dengue? Saiba mais!
Para diminuir a presença e a picada de mosquitos, uma das principais recomendações feitas pelas autoridades de saúde é eliminar locais com água parada, principalmente no verão. Mas, para proteção pessoal, os médicos estimulam seus pacientes a utilizar repelentes, substâncias capazes de afastar os mosquitos por períodos que vão de cinco a 13 horas. Essa … Continue reading Repelentes para mosquitos: Você sabia que não são todos iguais?
O zika é um vírus que pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e foi identificado no Brasil pela primeira vez em abril de 2015. Segundo o infectologista e especialista em Medicina Tropical Cassius Clay, já foi confirmada a relação entre a infecção causada pelo vírus e as más formações congênitas durante a gravidez, como … Continue reading Zika: Quais medidas podem afastar o risco da doença, especialmente em gestantes?
A dengue se inicia com sintomas bem básicos, como febre e mal estar geral, os quais começam a se manifestar cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes Aegypti. Como esses sinais são muito comuns em outras doenças, é importante acompanhar com atenção a evolução do quadro para que não ocorra um diagnóstico … Continue reading Quais são os primeiros sintomas da dengue?