Pressão arterial ideal em idosos: Quais são os níveis ideais?

  • +A
  • -A

Por mais que durante muito tempo tenha se estabelecido que o nível da pressão arterial aceitável nos idosos pudesse ser maior do que nos adultos de faixas etárias inferiores, hoje os especialistas adotam outro discurso. Os níveis recomendados para a pressão arterial dos idosos deve ser equivalente aos associados a um adulto de 20, 30, 40 ou 50 anos.    

Níveis ideais de pressão arterial em idosos


“De acordo com a Diretriz Européia para Tratamento de Hipertensão (2018), a meta inicial de pressão arterial nos idosos em tratamento contra hipertensão deve ser a mesma que a dos demais adultos. Ou seja, pressão arterial menor do que 140 x 90 mmHg”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. 

Segundo o especialista, esta meta inicial pode ainda ser reduzida no caso dos adultos com menos de 65 anos, caso estes tolerem bem a medicação. Sendo assim, a meta de pressão poderia cair para 130 x 80 mmHg ou menos, dependendo do caso. Já no caso dos idosos essa nova redução da meta da pressão arterial não é recomendada.

Influência da medicação no tratamento de pressão alta nos idosos


“É essencial termos cuidado com os idosos que iniciarão o tratamento para hipertensão ou cujo tratamento será ajustado, pois trata-se de uma população mais sensível a
medicações anti-hipertensivas. Sendo assim, faz-se necessário um acompanhamento de perto, com aumento de doses gradativamente, visitas periódicas, para evitarmos efeitos colaterais como a hipotensão medicamentosa (uma das principais causas de queda em idoso)”, orienta o médico. 

Mesmo assim, esse tipo de medicação é fundamental no tratamento contra a hipertensão, inclusive no caso específico dos idosos – sempre com acompanhamento médico adequado. “O médico assistente tem a capacidade de individualizar o tratamento para cada pessoa, pesar os riscos e benefícios e compartilhar a decisão de ajuste de metas com o paciente e sua família”, conclui o cardiologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Pressão arterial ideal em idosos: Quais são os níveis ideais?"

Márcia

Meu esposo está com a pressão arterial 14/9 , o clínico indicou remédio, mas como não conseguimos retorno devido a pandemia gostaria de saber se mantendo essa pressão todos os dias há a necessidade de tomar o remédio todos os dias? Ele tem 65 anos, não é obeso e está com o colesterol e triglicérides alterado. Se puder retornar será uma bênção

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Márcia. Manter o tratamento prescrito é imprescindível para obter o resultado esperado. Ao deixar de consumir a medicação da forma indicada, o paciente está mais sujeito aos picos de pressão, que aumentam o risco de formação de aneurismas, que são dilatações e fragilidade dos vasos sanguíneos. O problema não para por aí: “Outras complicações da pressão arterial não tratada são infarto, derrame, insuficiência dos rins, dilatação do coração, cegueira por derrame ocular e sangramento nasal“ comenta o Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto. Sugerimos que mantenha o tratamento até que consiga retornar a consulta. Recomendamos a leitura desta matéria: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/tratamento-picos-pressao. Torcemos pelo sucesso no tratamento de seu esposo.

Adilson

Boa noite. Minha mãe tem 80 anos e há alguns tomava remédio de pressão. Esses dias me chamou disse q estava tonta e enjoada. Vomitou um pouco depois de novo e no outro dia fomos no médico. A pressão dela estava 16/9. Ele passou um remédio e mandou pra casa. No outro dia 17/9, daí em diante 19/11 21/9, 20/9 por cinco dias mais ou menos aí levamos num especialista pediu exames e introduziu medicamentos. Faço o controle em casa e foi abaixando até que hoje por exemplo deu 13/9 manhã, 13/7 tarde, 12/7 noite. Ela está dormindo agora tomou remédio às oito. Está boa a pressão dela? Será que devo procurar o médico já que ela agora dorme mais rápido, cedo. É normal de vez em quando ter alguma tontura. De vez em quando não sempre. Por favor se puder me esclarecerem agradeço muito Deus abençoe. Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adilson. Independente da idade, de acordo com o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ideal é que a pressão fique menor do que 14 por 9. Quando há elevação da pressão arterial, alguns pacientes apresentam sintomas como tonturas, dores no peito, dor de cabeça,zumbido no ouvido, fraqueza, entre outros. Continue conosco para mais matérias. Abraços!

Fatima

Tenho 60 anos minha pressão esta 15×9 tomo atenolol 50mg devo procurar o medico para trocar remedio?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.