Qual é a pressão arterial ideal para cada faixa etária?

  • +A
  • -A

A meta inicial de pressão arterial ideal é a mesma para todos, independente da idade. Em alguns casos específicos essa meta acaba sendo diferente, mas, no geral, estipula-se como ideal um valor menor do que 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9, na forma mais coloquial), segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Índices mais altos costumavam ser tolerados no caso dos idosos, porém atualmente isso não é mais recomendado pelos especialistas.   

“Diferentemente das crianças e adolescentes, que possuem uma tabela com os níveis da pressão normal de acordo com idade, sexo e altura, os adultos, independentemente da idade, têm o mesmo alvo inicial de meta pressórica, que é pressão arterial (PA) menor que 140 x 90 mmHg. Exceções existem para alguns grupos específicos, como pacientes renais crônicos, diabéticos, portadores de aneurismas ou pós derrame cerebral”, informa o cardiologista Francisco Flávio America. 

Pressão arterial ideal para os idosos


Segundo o médico, em estudos antigos “aceitava-se” que o idoso tivesse uma meta de
controle pressórico maior, com o receio de que essa população poderia sofrer mais com efeitos colaterais da medicação e também por acreditarem que isso não resultaria em problemas. Porém, estudos mais recentes vêm mostrando o contrário.

“Pesquisas mais recentes mostram que nos idosos com mais de 65 anos há redução maior no risco de infarto, derrame, AVC, coração crescido e morte cardíaca quando se adota um tratamento com meta de pressão menor que 140 x 90 mmHg. Observou-se que tolerar pressões mais elevadas significa tolerar aumento do risco desses episódios cardiovasculares nesta faixa etária, que pela própria idade já conta com um risco maior”, afirma o cardiologista.

Tratamento medicamentoso é fundamental para evitar problemas cardiovasculares


Portanto, o ideal é se manter em consultas constantes com seu cardiologista para que ele te oriente da forma mais adequada, de acordo com sua condição, suas limitações e necessidades. Em caso de hipertensão, o
tratamento medicamentoso é sempre indicado para evitar episódios cardiovasculares perigosos (morte cardiovascular, AVC, infarto do miocárdio). 

 

Dados do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia: http://www.eusou12por8.com.br/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

25 comentários para "Qual é a pressão arterial ideal para cada faixa etária?"

Amelia

Eu faço tratamento para pressão Arterial Alta e não estão acertando a medicação para normalizar pois minha pressão se mantém 200/100 220/110 e até mais.e já foi trocada a medicação três vezes e não baixa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Amelia. É importante que você fique bem atenta em relação a sua pressão e leve essa informação para o médico, pois cabe a ele trocar a medicação ou refazer exames para identificar se há algo que está fazendo com que sua pressão não amenize. Desejamos sucesso no seu tratamento! Abraços.

Valter Sampaio Pinto

A ida ao cardiologista é primordial seguindo a orientação recebida, faço uso de medicação a mais de uma década mantendo minha pressão dentro dos padrões.

Flavio Dias Fukubara

Olá, boa tarde. Após um problema medico e com a idade tornei-me hipertenso. Através de acompanhamento medico e exames anuais consigo estabilizar em parte meu problema de pressão alta (140X90), porém adquirindo hábitos de vida saudavel e procurando fazer exercicios fisicos (caminhadas e não passeios, porque existem diferenças), consigo muitas vezes abaixa-la.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Flavio. Ficamos felizes com o progresso obtido em seu tratamento. Abraços!

Antonio

Tava fazendo atividade na terceira idade mas agora com o problema de dores nas articulações fica dificel de continuar minhas atividade com certeza vó ter problema na minha pressão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antonio. É importante que as atividades físicas sejam orientadas e acompanhadas por um profissional, tanto para evitar possíveis lesões, quanto para obter os melhores resultados. Confira a matéria abaixo, onde o especialista fala sobre alguns tipos de exercícios que podem auxiliar para a melhora de dores nas articulações. Até breve. https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/exercicios-aliviar-dor-articulacoes

Ritta

Tenho 5o anos,nao faço uso nenhum de remédios a minha pressão varia de 14 por9 e15 por8.Sou ipertensa?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ritta. O ideal para todas as idades é manter a pressão abaixo de 140 x 90mmHg (14×9). As variações durante o dia são comuns dependendo da atividade que está sendo feita, ou se está em um período de estresse ou ansiedade, porém deve-se ficar atenta, procure um médico para que ele possa avaliar o seu caso e se necessário começar um tratamento, uma dieta ou exercícios que te ajudem a manter estável. Continue conosco e abraços!

Bruno

Tenho 70 anos !Sou ipertensso,Tomo remédio, dieta, e faço exercícios diariamente !Mas minha pressão é 17/8 !Pode me explicar isso ?

Maria

Oi meu nome é Maria tenho 32 anos , 14/8 é boa ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no geral, estipula-se como ideal um valor menor do que 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9, na forma mais coloquial), portanto, a sua está dentro da normalidade. Mas é sempre bom fazer os exames de check-up e verificar com o seu médico se a saúde continua bem. Abraços!

Hilario Jebeson Viana da Costa

Meu nome é Hilario Viana tenho 38 anos e minha pressão arterial oscila entre 12/8 e 13/9, sendo está última a que tenho quando estou fazendo atividades do cotidiano. Mas em repouso fica 11/8. Não fumo e nem bebo. No limite 13/9 é ideal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Hilario. Segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia no geral, estipula-se como ideal um valor menor do que 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9, na forma mais coloquial). Esses valores podem mudar dependendo da atividade que está sendo feita, ou se está em um período de estresse ou ansiedade, essas alterações são normais, porém é importante fazer um check up anualmente para confirmar que sua saúde está bem. Abraços!

Sonia

Boa noite meu pai está com pressão oscilando 15/ 06 ele tem 85 anos .Isso e normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sonia. Quando há alterações constantes na pressão do paciente, é necessário conversar com um cardiologista para que ele passe uma orientação mais adequada, pois assim será avaliado as condições do paciente, suas limitações e necessidades. Abraços!

Daniele

Gostaria d saber eu tenho 38 anos ,e minha pressão arterial está 18 por 12 as vezes ,18 por 10 ,aí gostaria d saber se e alta e o q devo fazer ? obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Daniele. Segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no geral, estipula-se como ideal um valor menor do que 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9, na forma mais coloquial). É importante que procure um médico para verificar se há algo. Continue aferindo a sua pressão e não se medique sem a orientação de um médico. Abraços!

Evandro

tenho 50 anos e minha pressão está entre 13.5x 85 e 12.65x 65 o que posso considerar nessa avaliação

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Evandro. Estipula-se como ideal um valor menor do que 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9, na forma mais coloquial) para adultos, independente da idade, segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Por tanto a sua está dentro do padrão considerado normal. Mesmo assim é imprescindível que vá ao médico regularmente e realize os exames de rotina para acompanhar e ter certeza que sua saúde mantém-se perfeita. Abraços!

Crystiane Siqueira

Minha pressão tá 11×6 E boa Ou ruim?

Veronica pitanga nunes

Eu tenho uma filha de 14 anos,a pressão dela só dar 80×60,90×60,70×05

Ari de Almeida Caldeira

Tenho 78 anos, uso marcação metronic e a minha pressão é sempre 17/9 e os batimentos 80, isso é normal?

Reinaldo De Paula

Boa noite ! Tenho 61 anos de idade e Minha pressão arterial mormal 14×9 as vezes chega até 17x11Isso não pode ser normal

Darci gobo

Minha pressão sempre 12/8 tive um pico de 15/7 A médica mandou tomar medicação p abaixar agora abaixou demais 10/5 0u 11/6 Não sobe mais ao normal que era 12/8 tenho 69anos

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.