Por que a medicação para hipertensão deve ser tomada de forma contínua?

  • +A
  • -A

Na grande maioria dos casos, o tratamento da hipertensão é feito tanto com mudanças de hábitos, como a prática de exercícios físicos, quanto com o uso de medicamentos. Juntas, essas medidas, ajudam a controlar a doença e os fatores capazes de desestabilizá-la. No entanto, é importante lembrar que, para a segurança do paciente, a medicação para hipertensão deve ser tomada sem interrupções. 

Efeito da medicação para hipertensão não dura para sempre


“Os medicamentos anti-hipertensivos têm um período de meia vida. Eles agem no organismo por um determinado número de horas e depois perdem o seu efeito, devendo ser tomados novamente”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto. 

Ou seja, enquanto os remédios indicados pelo médico agem, a pressão arterial é mantida em níveis seguros e controlados. Mas, quando o efeito das substâncias passa, o paciente com hipertensão fica desprotegido: a pressão pode voltar a subir e ter picos

Falta de tratamento para a pressão alta é um risco para a saúde


De acordo com a especialista, existem dois fatores que fazem com que um paciente deixe de consumir a medicação para hipertensão
de forma contínua. Ela explica o primeiro deles: “O maior fator que provoca a não adesão é a falta de entendimento da importância do tratamento para evitar as complicações da doença não tratada”. 

O outro fator que interfere (e muito) é o fato da hipertensão ser uma doença silenciosa, ou seja, não causar sintomas na maioria das pessoas. Os pacientes acreditam, erroneamente, que não terão problemas se pararem de usar a medicação, já que não sentiram nenhum tipo de dor ou desconforto. As consequências surgem ao longo do tempo, com a pressão se elevando a níveis perigosos e facilitando o desenvolvimento de complicações, como o AVC e o infarto. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a medicação para hipertensão deve ser tomada de forma contínua?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.