Como a pressão arterial descontrolada pode afetar os rins?

  • +A
  • -A

Pacientes que sofrem de hipertensão correm diversos riscos quando não se engajam em um tratamento adequado e contínuo. As complicações mais comuns associadas ao problema são infarto e AVC (acidente vascular cerebral), mas essas não são as únicas. A pressão arterial descontrolada também pode afetar os rins, por exemplo. 

Relação entre pressão descontrolada e os rins

“Quando a hipertensão arterial não é controlada, há um aumento da progressão da aterosclerose em diversas partes do corpo. Nos rins, isso provoca a nefrosclerose, interferindo no funcionamento renal e levando à insuficiência renal crônica”, informa o cardiologista Rubens Mattar Jr. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta pode provocar alterações na filtração do sangue feita nos rins e até mesmo a paralisação desses órgãos. É importante ter em mente que coração e rins trabalham juntos, já que o primeiro bombeia o sangue para todo o corpo e o segundo faz a limpeza do sangue, controlando a pressão sanguínea e balanceando fluidos e minerais.

Cuidados para controlar a pressão


Para evitar problemas tanto nos rins quanto no coração devido à pressão arterial descontrolada, é muito importante que o paciente busque o quanto antes um especialista que lhe oriente um bom tratamento, com uso de medicamentos ou indicação de hábitos de vida saudáveis.

“É fundamental que o médico mostre ao paciente a importância de se engajar plenamente ao tratamento, seguindo cuidados constantes, como se manter em um peso adequado, evitar excessos de sal e gorduras e evitar fumo e consumo excessivo de álcool. Também é recomendado controlar o diabete mellitus, o estresse e a pressão arterial (periodicamente)”, reforça o cardiologista.                

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rubens Mattar Júnior

Dr. Rubens Mattar Júnior

Cardiologia

CRM: 30054 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Como a pressão arterial descontrolada pode afetar os rins?"

José Orlando de Sá

Como sou hipertenso, gostaria de receber informações relativas a hipertensão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. O tratamento para pacientes hipertensos deve ser medicamentoso, com algumas restrições de alimentos e pode ser complementado também com atividades físicas. Recomendamos a leitura da seguinte matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/convivendo-hipertensao-mudar-rotina-tratando-doenca . Abraços!

Maria de Fátima

Minha mae e hipertensa ja faz muito tempo ela toma medição ha um mes ela teve uma crise de pico de pressão fica so subindo e descendo.Passou assim aproximadamente uma semana e voltou ao normal,agora esta novamente. O que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. É importante que você verifique junto ao médico, através de uma consulta presencial, ele será capaz de fazer as verificações necessárias para dizer qual a causa, e assim prescrever algum tratamento, se for necessário. Abraços!

Franciana Menezes Braga

Sou hipertensa a 23 anos. E agora descobri que tenho um rin atrofiado. Minha pressão e sempre alta18/12. 16/10 ja tive trombofilia síndrome do relp .varios abortos.e um óbito uterino. O que devo fazer? Que tratamento seria indicado para mim.?

Esmeralda Rodrigues

Estou hipertensa passei mal com dores no braço esquerdo ,fui ao cardiologista e me avaliou e passou exames eletrocardiograma e o ecocardiograma . Eu esqueci de perguntar se preciso fazer repouso ou se posso continuar com minha rotina ,pois gosto muito de. Andar para resolver minhas coisas pois trabalho com vendas ,sou autônomo.tambem costumo pegar bolsa de mercado pesada

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.