Qual a diferença entre triglicérides e colesterol?


  • +A
  • -A

O colesterol e os triglicérides são gorduras que apresentam algumas semelhanças que acabam confundindo muitas pessoas. Ambos podem ser encontrados na corrente sanguínea e são provenientes tanto da alimentação quanto da fabricação que ocorre no fígado. No entanto, existem diferenças importantes entre os dois tipos de gorduras e a cardiologista Bruna Baptistini ajuda a esclarecê-las.

Triglicérides podem ser utilizados como energia para os músculos

As diferenças entre o colesterol e os triglicérides começam em suas origens. “A fabricação de colesterol pelo fígado ocorre independentemente da dieta, ou seja, o fígado é capaz de fabricá-lo mesmo que não tenha sido ingerido pela alimentação”, afirma a médica. Além disso, essa gordura é precursora dos hormônios esteroides, dos ácidos graxos e da vitamina D e constitui as membranas das células.

Por outro lado, cerca de 80% da quantidade de triglicerídeos presente no sangue vem da alimentação. “Os triglicérides representam uma das mais importantes formas de armazenamento energético e atuam como ‘combustível’ para os músculos”, explica Bruna. Depois de comer, o corpo transforma as calorias não utilizadas em triglicérides e as armazena para momentos de necessidade, como em estado de jejum prolongado ou quando a alimentação é insuficiente.

Colesterol e triglicérides em excesso aumentam risco de doenças

No entanto, se existe algo que aproxima os triglicerídeos e um dos tipos de colesterol, o LDL, é o mal que o excesso dessas substâncias causa ao organismo. Quando encontradas em grandes quantidades na corrente sanguínea, essas gorduras aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, pancreatite e esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado.

Para evitar que os altos níveis de colesterol e triglicerídeos causem prejuízo à saúde, é preciso melhorar a alimentação, evitando o consumo exagerado de carboidratos e gorduras. Como medidas preventivas, a cardiologista recomenda também evitar ingerir bebidas alcoólicas, parar de fumar e praticar atividades físicas.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Baptistini

Dra. Bruna Baptistini

Cardiologia

CRM: 145229 / SP

TAGS
cardiovascular
colesterol
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual a diferença entre triglicérides e colesterol?"

Magna

Muito importante essa colocação. Vai nos ajudar a ter uma vida mais saudável. Eu estou numa luta contra colesterol ruim, mais alto.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Magna. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.