Quais são as principais causas de dor de cabeça?


  • +A
  • -A

A dor de cabeça é considerada um sintoma inespecífico, pois aparece com frequência em diversos casos. Ou seja, tendo apenas este sintoma é difícil determinar o que o provocou. O importante é que o paciente, especialmente se a dor de cabeça for constante e/ou frequente, procure um médico para determinar a causa do sintoma para que consiga atuar com o tratamento adequado para cada situação.

Principais causas da dor de cabeça


“Os gatilhos que deflagram as dores na cabeça variam de pessoa para pessoa e vão desde alimentação a hábitos comuns no dia a dia.  Problemas tensionais, geralmente ligados aos
estresse, sono de má qualidade, fadiga, ansiedade ou distúrbios emocionais podem desencadear uma crise”, informa o neurologista e médico do sono Shigueo Yonekura. 

Ainda segundo o especialista, mudanças bruscas de temperatura e umidade, luzes e sons intensos e fatores hormonais também estão entre os fatores que causam dores na cabeça. “Pessoas com enxaqueca crônica podem ter hipersensibilidade a certos odores, como perfumes e produtos de limpeza”, complementa o médico.

Tratamento contra dores na cabeça


Para eliminar o desconforto de maneira permanente, é necessário que o paciente busque o tratamento adequado para o fator específico que está causando a dor. Se for gripe, por exemplo, o tratamento deste quadro vai
controlar os sintomas associados, o que inclui a dor de cabeça. 

Uma opção interessante para aliviar os sintomas da dor de cabeça, especialmente no caso de episódios agudos de enxaqueca, é o uso de medicamentos que combinam ativos que atuam no sistema nervoso central e analgésicos, permitindo uma redução importante e efetiva da dor. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

TAGS
dor-de-cabeca
estresse
insonia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas de dor de cabeça?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.