Quais são os primeiros sinais de uma crise de enxaqueca?

  • +A
  • -A

A enxaqueca é um tipo muito forte de dor de cabeça, que afeta pessoas de qualquer idade e que é mais comum entre as mulheres. O problema é tão intenso que é capaz até mesmo de impedir uma pessoa de sair da cama. Conhecer os primeiros sinais de uma crise de enxaqueca é importante para facilitar o tratamento e, assim, amenizar o sofrimento. 

Escurecimento da visão é um dos primeiros sinais


Segundo a neurologista Jerusa Smid, algumas pessoas têm alterações neurológicas temporárias que precedem a dor na crise aguda de enxaqueca. “São as chamadas auras. A mais comum é a aura visual, em que os pacientes relatam pontos brilhantes, distorções de imagens, escurecimento de metade do campo visual”, afirma a médica. 

Em seguida, surgem náuseas, vômitos e tontura e a cefaleia se instala. Essa dor, na maior parte dos casos, atinge apenas um lado da cabeça, podendo ser de intensidade moderada ou forte e podendo durar até 72 horas. Além disso, é comum também o paciente apresentar sensibilidade à luz, a ruídos e até a certos cheiros. 

Que fatores favorecem uma crise de enxaqueca?


A Medicina ainda busca entender os mecanismos que causam as crises de enxaqueca. No entanto, alguns fatores que facilitam esse problema já são conhecidos, como cita Dra. Jerusa: “
Privação de sono, jejum e estresse emocional. Para alguns pacientes, certos alimentos – embutidos, vinho tinto, chocolate – podem precipitar as crises de enxaqueca, embora não seja uma regra”. 

Para tratar a dor, tanto as medidas não farmacológicas quanto o uso de medicações devem ser iniciados precocemente. “É um erro comum o atraso no tratamento da crise, pois alguns pacientes acreditam, equivocadamente, que a dor cessará de modo espontâneo com o passar dos minutos ou em poucas horas”, alerta a especialista. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Jerusa Smid

Dra. Jerusa Smid

Neurologia

CRM: 100713 / SP

TAGS
dor-de-cabeca

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os primeiros sinais de uma crise de enxaqueca?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.