Pressão alta pode causar dor na nuca?

  • +A
  • -A

De modo geral, a pressão alta é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Isso, inclusive, é perigoso para o paciente descuidado com a saúde, já que ele pode ter a doença, mas sem saber. Porém, existem casos em que o corpo apresenta sinais relativos ao problema, tais como sonolência, enjoo, dificuldade para respirar e dor de cabeça e na nuca.   

“A hipertensão pode causar dor de cabeça, chamada de cefaleia. A dor descrita como dor na nuca, tecnicamente chamada de cefaleia occipital, também se enquadra como formas de apresentação da cefaleia. Existem várias causas de cefaleia. As duas mais comuns são a cefaleia tensional e enxaqueca. A dor de cabeça causada pela hipertensão seria um diagnóstico diferencial para essas duas primeiras”, informa o cardiologista Francisco Flávio Costa.

Desequilíbrio no cérebro explica dor na nuca motivada por pressão alta


Segundo o especialista, a
pressão elevada gera dor de cabeça quando há desequilíbrio entre os líquidos que circulam dentro do crânio, sangue e líquor (líquido transparente que envolve todo o cérebro). O desequilíbrio ocorre quando a concentração de um desses aumenta sem que a do outro siga o caminho oposto.  

“É importante ter em mente que esses três elementos estão dentro do crânio, uma caixa fechada, dura e que não se distende. Se aumentamos um desses componentes dentro da caixa craniana, sem diminuir outro, há um aumento da pressão dentro do crânio e isso estimula terminações nervosas sensitivas para a dor”, explica o médico. 

Outros sintomas possíveis em um quadro de hipertensão 


Sendo assim, no caso da hipertensão, pode haver um aumento súbito da perfusão de sangue para o cérebro, o que aumenta as
chances de aumentar a pressão intracraniana, resultando em dor de cabeça. “Felizmente, isso só ocorre raramente. Chamamos de encefalopatia hipertensiva. Pode vir associada a outros sintomas, como turvação visual, náusea, vômitos e sonolências”, finaliza o cardiologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
dor-de-cabeca
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pressão alta pode causar dor na nuca?"

Marinaldo jardim de Souza

Muito bom saber pois nunca fumei….!!!A uns dois anos não bebo nada de álcool….!!!Estou me cuidando, para evitar Taís doenças….!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marinaldo. É muito bom saber que está buscando uma qualidade de vida mais saudável. Continue conosco para mais matérias como essa. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.