Dor de cabeça: Por que forçar a vista pode desencadear esse sintoma?

  • +A
  • -A

Quem sente dor de cabeça com certa frequência deve procurar um médico para avaliar o que está provocando esse problema. A presença desse sintoma ao ler por muito tempo, especialmente em locais com pouca luz, e a melhora com o repouso ou com o uso de óculos indicam que a causa por trás da dor pode ser o hábito de “forçar a vista”. 

Forçar músculos ao redor dos olhos pode causar dor de cabeça


De acordo com o neurologista Flávio Sallem, o
ato de forçar a vista põe em ação vários músculos localizados na região craniana, especialmente o músculo frontal, o músculo prócero e os músculos corrugadores, além da musculatura da porção posterior da cabeça.

“Estes músculos, localizados respectivamente na testa, entre as sobrancelhas, sobre as sobrancelhas e na região posterior do crânio, quando forçados, podem levar à inflamação e à tensão muscular, o que pode provocar dor”, explica o médico. 

Segundo o especialista, músculos cervicais, que ficam na região do pescoço, também podem estar envolvidos. “A luz que irradia do aparelho ou do local para onde vemos também pode iniciar reflexos que são capazes de desencadear dor de cabeça“, completa o profissional.

Veja como é possível evitar forçar a vista


Se você acredita estar sofrendo desse problema, a primeira medida que deve ser tomada é procurar a ajuda de um oftalmologista para fazer um exame completo ocular e de refração, além de um neurologista, para afastar causas outras de cefaleia. Uma das possíveis soluções para a dor de cabeça é o uso de óculos de grau. Dr. Sallem recomenda ainda ler por curtos períodos de tempo, dando alguns intervalos para descansar. 

“Leia em posições e locais confortáveis, evitando ler deitado, pois nessa posição pode-se forçar a musculatura cervical. Evite usar aparelhos que emitem luz no escuro, mesmo com o filtro de luz azul, e sempre evite contrastes intensos de luz (há pessoas que apresentam cefaleia no cinema, por exemplo)”, aconselha o médico. Caso já use óculos, é importante fazer uma nova consulta para revisar o grau. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Flávio Sallem

Dr. Flávio Sallem

Neurologia

CRM: 96498 / SP

TAGS
dor-de-cabeca

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor de cabeça: Por que forçar a vista pode desencadear esse sintoma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.