Com que idade o sistema imunológico de uma criança amadurece?


  • +A
  • -A

O sistema imunológico dos seres humanos é imaturo nos primeiros anos de vida. Com o tempo, as crianças vão fortalecendo a imunidade, mas, no geral, a infância é marcada por muitas infecções, febre e preocupação por parte dos pais. A maturidade imunológica se estabelece na pré-adolescência, quando o indivíduo já se expôs bastante e já tomou grande parte das vacinas.

O sistema de defesa de uma criança é parcialmente imaturo até os quatro anos de vida. A partir daí vai se desenvolvendo até completar sua maturidade por volta dos 12 anos de idade. Para maior proteção das crianças, é muito importante que elas sejam mantidas em aleitamento materno, se possível, até os dois anos de idade ou mais, por conta dos fatores de proteção (ex: a imunoglobulina A, que protege as mucosas respiratórias e digestiva dos bebês)”, informa a imunologista Cláudia Lobo César.

Dicas para evitar problemas de saúde na infância

Para evitar problemas para os pequenos nesses primeiros anos em que a imunidade ainda é baixa, é importante que os pais garantam que seus bebês estejam com suas vacinas em dia e os mantenham longe de pessoas doentes e de ambientes fechados, com aglomerado de gente (principalmente na época do outono e inverno onde aumenta a frequência das infecções).

Também é aconselhado retardar, se possível, a entrada na creche, no intuito de proteger os bebês das infecções. As crianças também devem ficar em ambientes livres de poluições ambientais, como, por exemplo, fumaça de cigarro. As mães devem higienizar as mãos cada vez que forem alimentar seus pequenos ou após trocá-los.

Como as crianças podem ser saudáveis mesmo com o sistema imunológico imaturo?

“As crianças que são amamentadas, que recebem as vacinas em dia, que não recebem muitas medicações que agridem a microbiota (micro-organismos que colonizam nosso organismo e que possuem grande função de defesa contra agressores) – como por exemplo os antibióticos – que possuem uma alimentação balanceada, sono de qualidade, e recebem muito afeto de seus cuidadores, com certeza vão ter um sistema de defesa mais competente até que atinjam a maturidade a partir dos 12 anos de idade”, completa a médica.

Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Com que idade o sistema imunológico de uma criança amadurece?"

Lorrayne

Minha filha tem “asma” e sofremos muito com tudo, é uma grande luta!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lorrayne, assim como em toda doença crônica, o tratamento da asma exige acompanhamento constante com um médico apropriado. É especialmente importante e necessário manter contato com este profissional com frequência nos casos em que o tratamento engloba uso de medicamento (o que é bastante comum no caso da asma). O pneumologista é o profissional que normalmente melhor executa essa função. Até a próxima!

Ilisane

Meu filho tem 3 anos e 2 meses, ele não pegava nem gripe foi assim até 1ano e meio, após sempre precisa estar tomando antibiótico, por um motivo ou outro, ele não toma nada gelado, não anda descauso,não sai no sereno, não entra em piscinas, mesmo assim teve infecção na bexiga, tem acompanhamento de pediatra desde que nasceu, toma vitamina, será que eu deveria expor mais ele? Com isso o sistema imunológico poderia se fortalecer? Me sinto perdida

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ilisiane, a Dra. Érica Azevedo afirma que apesar de serem crianças, os cuidados que meninos e meninas devem tomar para fortalecer o sistema imunológico são os mesmos dos adultos. Ter um estilo de vida saudável, com alimentação regrada, bom sono e praticar atividade física, ajudará os pequenos a não ficarem vulneráveis às doenças. As crianças até cinco anos de idade têm um sistema imunológico imaturo, ou seja, é normal que a criança venha a ter algumas infecções no ano. Clique no link abaixo e confira a matéria com dicas importantes sobre o fortalecimento do sistema imunológico. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/medidas-ajudar-fortalecimento-sistema-imunologico-criancas

Maria Francisca Sarmento

Tenho DPOC e já tive peneumonia 2vezes qual o remédio devo tomar para aumentar a minha unidade

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Para indicar o remédio ideal para o seu tratamento, somente um médico especialista pode fazer. Entretanto, para que você tenha uma imunidade alta, é importante que mantenha sempre hábitos de vida saudáveis. Tudo começa por uma alimentação balanceada e variada, com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico. Uma boa noite de sono, atividades físicas e evitar o estresse também ajudam. Abraços!

Regiane

Tenho um bebê de 3 meses e 15 dias ele toma fórmula por conta de baixa quantidade de leite que tenho é também por ter um bico muito pequeno e ele não está ganhando peso que deveria ganhar como eu posso está fazendo pra que meu pequeno ganhe a quantidade de peso que precisa

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Regiane. A suplementação de vitaminas e minerais é fundamental para bebês que apresentam deficiências nutricionais. No caso das crianças isso deve ser levado ainda mais a sério, já que elas estão em importante fase de crescimento. Recomendamos que busque um médico pediatra para avaliar as necessidades do seu filho e indicar o melhor tratamento. Um abraço!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.