O sedentarismo pode prejudicar a imunidade?

  • +A
  • -A

Diversos fatores influenciam diretamente na imunidade, o que inclui o sedentarismo. A falta de prática de exercícios físicos na rotina contribui para queda nas defesas do organismo, inclusive em crianças. Estimular o hábito de se exercitar regularmente desde a infância é fundamental, pois isso provocará consequências positivas na vida adulta, tanto na imunidade quanto na saúde de modo geral.  

Efeitos do sedentarismo no sistema imune


“O
sedentarismo pode prejudicar a imunidade. Estudos realizados em população adulta mostram que exercícios físicos moderados a intensos levam a um estímulo de produção de células de defesa. Além disso, atividades físicas são hábitos de vida saudáveis muito importantes na infância, para que as crianças levem o gosto por se exercitar para toda a vida”, explica a pediatra Ana Paula Midori Eyama Imai

A especialista ressalta que, na medicina muitos estudos não são feito em crianças. Os resultados obtidos nos adultos tendem a ser extrapolados para a população infantil. De todo modo, todo tipo de pesquisa é muito importante para a análise da imunidade dos pequenos, até porque as defesas do organismo nos primeiros anos de vida são mais frágeis (por estarem ainda em desenvolvimento).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças e adolescentes entre seis e 19 anos devem acumular, pelo menos, 60 minutos por dia de atividades físicas de intensidades variadas (exercícios leves, moderados e intensos). Também é apontado no conteúdo veiculado pelo portal da SBP que exercícios moderados aumentam as defesas do organismo, ao passo que atividades muito intensas podem causar imunossupressão.

Tratamento para fortalecer a imunidade


Quando a criança tem na rotina esse e outros hábitos saudáveis (alimentação balanceada, sono de qualidade, contato diário com o sol, etc.) bem consolidados, mas ainda assim apresenta problemas imunológicos, é importante buscar ajuda médica. Pode ser necessária a adoção de medidas de tratamento para fortalecer a imunidade, como uso de medicamento específico para tal finalidade.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria:

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/em-manual-da-sbp-pediatras-orientam-pais-sobre-como-introduzir-atividades-fisicas-na-rotina-das-criancas-e-adolescentes-brasileiros/

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/pediatras-alertam-para-a-pratica-de-atividades-fisicas-no-pos-pandemia/

 

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai

Dra. Ana Paula Midori Eyama Imai

Pediatria

CRM: 107975 / SP

TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O sedentarismo pode prejudicar a imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.