É verdade que o estilo de vida sedentário pode deixar a imunidade baixa?


  • +A
  • -A

Para que o sistema imune se mantenha saudável é fundamental ter bons hábitos de vida. E isso deve ser incentivado desde a infância. A prática regular de atividade física, assim como alimentação saudável, sono de qualidade e outros, é uma das medidas que ajudam a manter o organismo funcionando plenamente, apto a se defender das ameaças que provocam doenças.  

Relação entre prática de atividade física e imunidade


“A atividade física regular, assim como o sono de boa qualidade e o equilíbrio emocional, são fatores que,
associados a uma nutrição de qualidade, ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico”, afirma a imunologista Claudia Lobo César. Portanto, é essencial que desde cedo o sedentarismo seja combatido para que as crianças tenham o melhor desenvolvimento possível.

Segundo o especialista, é importante alertar aos pais sobre a importância da atividade física para as crianças por conta de suas grandes vantagens. Isso vale tanto para o desenvolvimento global dos pequenos, quanto para o aumento da eficácia da defesa do organismo deles contra microrganismos (vírus, bactérias etc) que causam doenças.

“As pesquisas apontam para um aumento do número de algumas células do sangue, como os linfócitos (que atuam ativamente na defesa contra esses microrganismos), quando um indivíduo pratica regularmente alguma atividade física. Além disso, o exercício consegue diminuir o estresse das crianças”, destaca.

Tratamento medicamentoso para estimular a imunidade das crianças


A
prática de atividade física funciona tanto como medida de prevenção e fortalecimento do sistema imune, quanto ajuda no manejo, caso a criança já apresente quadros de infecção de repetição sem que haja uma doença que curse com deficiência na imunidade propriamente dita. Nesta situação, o uso de medicamentos também pode ser indicado, visto que há produtos feitos especialmente para estimular o sistema imunológico infantil.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "É verdade que o estilo de vida sedentário pode deixar a imunidade baixa?"

amanda

Muito bom o texto! todos devem se conscientizar sobre a importancia da atividade física na sua vida. Há muito tempo deixou de ser apenas estética, é saude em primeiro lugar!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Amanda. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. A atividade física regular e moderada promove saúde, qualidade de vida e ajuda na prevenção de doenças em qualquer faixa etária. Isso se deve muito ao prazer proporcionado pelo exercício, tendo em vista que no processo são liberados hormônios importantes nesse sentido. Vale ressaltar que é importante buscar orientação médica para iniciar as atividades mais adequadas para você. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.