Qual é a relação entre imunidade baixa e recidivas de infecções?

  • +A
  • -A

Ter uma criança doente em casa é motivo de aflição para os pais e responsáveis. Os maiores casos de enfermidade em crianças são doenças infecciosas, causadas por vírus e bactérias, que geralmente, são combatidas pelo uso de medicamentos. Entretanto, se o sistema imunológico não anda bem, a defesa contra essas doenças oportunistas pode ficar prejudicada e a criança pode ter recidivas de infecções.  

O que a imunidade baixa pode fazer?


O sistema imunológico funciona como uma defesa do próprio organismo. É ele quem produz os anticorpos que irão combater vírus, bactérias, fungos e outros
 micróbios oportunistas, em um primeiro momento, antes da ação do remédio. Com o sistema de defesa frágil, crises alérgicas e doenças podem aparecer e reaparecer mesmo depois de tratadas, principalmente nas crianças, cujo sistema imune ainda está em processo de desenvolvimento

A imunidade baixa pode ser causada por diversos motivos, mas principalmente pela má alimentação e pela falta de vitaminas e minerais na dieta. Isso pode influenciar diretamente na saúde. “Crianças com baixa imunidade, apesar de todas as medidas preventivas tendem a ter uma incidência maior de infecções, pois possuem um déficit de anticorpos e células responsáveis por sua defesa”, diz a alergista e imunologista Brianna Nicoletti. 

Como prevenir recidivas de infecções?


Segundo a especialista, a possibilidade de diminuir as
recidivas de infecções depende muito do caso. “O tratamento das imunodeficiências primárias, quando existe, é específico para o tipo de imunodeficiência”, afirma a médica. Entretanto, ela não descarta que o cuidado e a observação de pais e responsáveis são essenciais para a prevenção dos quadros. “As medidas preventivas e conscientização das famílias para evitar crianças doentes na escola também ajudam”, conclui a médica.

Como tratar a imunidade baixa?


A imunodeficiência pode ter diversos motivos, e por isso mesmo, diversos tipos de tratamento. Mas, há algumas precauções que podem melhorar a resposta do sistema imunológico. Alimentos que contenham vitamina A, C e E, além de selênio, zinco e ácido fólico, são essenciais para recuperar a imunidade. Além de comer bem, existem medicamentos especializados no fortalecimento e produção dos leucócitos, que aumentam a resistência do sistema imune no organismo.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Brianna Nicoletti

Dra. Brianna Nicoletti

Alergia e Imunologia

CRM: 113368 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a relação entre imunidade baixa e recidivas de infecções?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.