Quais hábitos simples fortalecem a sua imunidade?

  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o chamado herpes simplex, causado pelo herpesvírus tipo 1 e tipo 2, é uma infecção viral muito comum. Isso significa que você provavelmente carrega o vírus, mas não quer dizer que você tenha que lidar com os seus sintomas. Entenda agora como atitudes simples no seu dia a dia como fazer exercícios, beber água e dormir bem fazem parte de uma vida saudável e sem herpes.

Segundo estudos, é provável que 90% da população adulta já tenha sido infectada mesmo sem apresentar sintomas ou apresentando-os apenas em um único episódio. Uma vez contraído, o vírus se manifesta quando a imunidade está baixa. Por isso é importante fortalecer o sistema imunológico.

Por exemplo, se você ainda não faz atividade física de forma regular, agora tem mais um motivo para começar: se proteger contra uma série de doenças como o herpes. “Uma pessoa ativa tem um sistema imunológico mais forte”, explicou o dermatologista Alexandre Fabris: “Praticar uma atividade física, em geral, resulta em um melhor preparo do organismo para se defender do herpes e de outras infecções”.

Não há uma atividade específica indicada, o importante é que ela seja feita de forma regular. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que uma pessoa ativa é a que faz 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o que corresponde a cerca de 20 minutos de exercícios por dia. Vale também fazer 75 minutos de atividade física por semana, se for uma de maior intensidade. Combinada ao exercício físico, é importante ter atenção à qualidade do sono, que “é um fator importante para a recuperação do organismo”, comentou o Dr. Alexandre Fabris.

O dermatologista explicou ainda que uma pele desidratada é mais suscetível a inflamações e dermatites (reações inflamatórias na pele). Por isso o hábito de tomar bastante água é relevante também na prevenção de doenças como o herpes. “Uma pele saudável, hidratada e sem rachaduras protege melhor contra a contaminação e manifestação do herpes”.  E não adianta apenas usar hidratante corporal para manter a pele sadia sem tomar água, alerta doutor Alexandre, “pois o hidratante serve como barreira contra a perda de água, mas sem tomar água não há substrato suficiente para a hidratação, então as duas formas devem ser associadas”.

Quem já manifestou herpes também deve ficar atento às dicas, pois aproximadamente um terço das pessoas que tiveram a doença podem ter reativação. “Aí são em média 10 dias de recuperação, o que é complicado para o paciente até por causa do estigma que a doença carrega”. Então é essencial tomar os cuidados para reforçar as defesas do corpo, evitando que isso ocorra.

Fontes complementares:

WALD, A.; COREY, L. Human Herpesviruses: Biology, Therapy, and Immunoprophylaxis. Persistence in the population: epidemiology, transmission. Arvin A, Campadelli-Fiume G, Mocarski E, et al., … editors. Cambridge: Cambridge University Press; 2007.

Ministério da Saúde. Atividade física. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica. Acesso em Out 2018.

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Herpes. Disponível em: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/#prevencao. Acesso em Out 2018.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Alexandre Fabris

Alexandre Fabris

Dermatologia

CRM: CRM 100.643/ RQE 30933 / SP

TAGS
imunidade-baixa

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais hábitos simples fortalecem a sua imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.