É possível se proteger de doenças oportunistas com a imunidade comprometida?

  • +A
  • -A

O sistema imunológico é uma das partes mais importantes do corpo humano. É ele o responsável por criar uma barreira de defesa do organismo contra agentes invasores que causam doenças e infecções e, assim, manter o corpo sempre saudável. No entanto, o sistema falha em algumas ocasiões, pelas mais diversas causas, e o corpo se vê desprotegido.

Ataques oportunistas

Existem algumas doenças, chamadas de oportunistas, que aproveitam o momento de vulnerabilidade do corpo para atacá-lo. “Nesses casos, a melhor proteção contra as infecções oportunistas é o adequado acompanhamento da doença com o médico especialista”, afirma a alergista e imunologista Érica Azevedo.

No entanto, existem outras formas de cuidar do corpo, como o uso de medicamentos imunomoduladores. Eles atuam diretamente nas células de proteção, como os linfócitos, tornando-as mais fortes e preparadas para um combate ainda mais rápido contra agentes invasores.

Como tornar o corpo mais resistente

De acordo com Érica, a proteção contra doenças oportunistas também passa pela adoção de novos hábitos: “A melhor maneira de manter o sistema imunológico bem é ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercícios em dose moderada e bom sono.” É importante ainda ficar sempre de olho em alguns sintomas. A alergista aponta as infecções de repetição como sinais de imunidade baixa.

Além da saúde física, a mente também deve receber atenção, a fim de evitar o comprometimento da imunidade e o ataque de doenças oportunistas. Cansaço extremo, estresse e ansiedade frequentes alteram a resposta do sistema imunológico à presença de vírus e bactérias no corpo, tornando o corpo mais vulnerável e a recuperação mais lenta.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Érica Azevedo

Dra. Érica Azevedo

Alergia e Imunologia

CRM: 52-83907-8 / RJ

TAGS
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "É possível se proteger de doenças oportunistas com a imunidade comprometida?"

Elci

Sou transplantada renal a 2 anos e meio,pq médica colocou em minha receita assim. Tx renal profilaxia de pneumocistose

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.