html Pegar muito sol pode derrubar a imunidade?

Pegar muito sol pode derrubar a imunidade?


  • +A
  • -A

O contato com os raios solares é fundamental para a saúde e deve ser estimulado todos os dias, já que isso beneficia o organismo, principalmente com a síntese da vitamina D. Porém, quando a exposição é exagerada ocorre o efeito inverso, ou seja, o organismo é prejudicado, com baixa relevante em seu sistema imunológico. No caso das crianças isso é ainda mais sério, pois a imunidade nesta fase da vida ainda está em desenvolvimento.

“Muitas pesquisas científicas já conseguiram indicar que a exposição excessiva das crianças ao sol pode diminuir a eficiência do sistema imunológico. O mecanismo exato que explica isso ainda não está bem definido, mas parece que a exposição excessiva ao sol facilita a liberação de algumas moléculas específicas (citocinas) que provocam reações no organismo, sendo responsáveis por uma depressão do sistema de defesa”, explica a imunologista Cláudia Lobo César.

Dicas e cuidados com a exposição solar em crianças


Segundo a especialista, os cuidados com bebês de até seis meses em relação ao sol devem ser ainda maiores. Não é recomendado que eles sejam expostos ao sol e nem a ambientes com temperaturas muito elevadas, pela incapacidade de manter um controle da temperatura interna. Isso pode fazer com que apresentem hipertermia (elevação da temperatura do corpo), além da depressão do sistema de defesa.

“Já as crianças maiores devem evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h (indicação padrão para todas as pessoas). Quando forem se expor ao sol nos horários recomendados, devem se proteger com protetor solar, roupas confeccionadas com fibra sintética de poliamida e revestidas com material que protege do sol e ainda: óculos escuros, chapéus ou bonés”.

Remédios ajudam ainda mais a elevar imunidade das crianças


É de extrema importância oferecer muita água, pois a perda de líquido pela pele é muito maior quando as crianças são expostas ao sol. Essencial também é manter uma hidratação adequada da pele após a exposição solar e ainda. “Deve-se monitorar a fonte das bebidas e alimentos,
pois a contaminação destes é muito maior no verão”, alerta a médica. Caso a criança apresente baixa da imunidade, podem ser indicados, ainda, remédios específicos que ajudam a fortalecer as defesas do organismo.   

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pegar muito sol pode derrubar a imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.