Insônia e imunidade: dormir pouco pode te deixar doente com frequência?


  • +A
  • -A
Imagem do post Insônia e imunidade: dormir pouco pode te deixar doente com frequência?

A relação entre insônia e imunidade de fato existe, então uma pessoa que tem dificuldade para dormir pode ficar com a imunidade baixa e, por conta disso, adoecer com mais frequência. Por outro lado, dormir bem ajuda a aumentar as defesas do corpo, garantindo ao organismo mais proteção contra infecções e todo tipo de problema que compromete a saúde.

“Dormir pouco pode prejudicar o sistema imunológico. A privação de sono realmente causa um ‘estresse’, um sinal de alerta ao sistema imunológico, e, dependendo da cronicidade e frequência da insônia, predispõe o organismo a adoecer com mais facilidade”, afirma a alergista e imunologista Roberta Rodrigues.

Quanto maior o grau de privação de sono, mais comprometida fica a imunidade


Para exemplificar, a especialista cita um estudo do Instituto do Sono de São Paulo realizado com 30 pacientes com idades entre 18 a 20 anos durante uma semana. Foram estudados três grupos de jovens, cada um com um nível de privação de sono diferente. Os danos ao sistema imunológico variaram de acordo com o grau de privação do sono. O grupo 1, que dormiu normalmente, não teve alteração da imunidade. 
“Já o segundo grupo, que era acordado quando estava próximo da fase mais profunda do sono, apresentou diminuição de um anticorpo chamado imunoglobulina IgA, importantíssima na proteção do organismo contra invasão de patógenos.”, relata Dra. Roberta.

No terceiro grupo, que ficou sem dormir por dois dias, houve uma reação ainda mais intensa. Foi verificado um grande aumento de células de defesa do corpo, um importante sinal de inflamação sistêmica no organismo.

Em crianças, insônia pode ser ainda mais problemática  


Nas crianças, principalmente nas menores de 4 anos, que
ainda têm o sistema imunológico imaturo, o desequilíbrio causado pela desregulação do sono, pela insônia, pode causar um desbalanço ainda mais importante no sistema imunológico do que nos adultos. Neste caso, é importante buscar medicamentos que estimulam a imunidade dos pequenos e tratamentos para a insônia.

Dra. Roberta Rodrigues da Silva é alergista, imunologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 94054

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Insônia e imunidade: dormir pouco pode te deixar doente com frequência?"

undefined

Remédio para. Insonia

Marta

Adorei! É tão bom ficar por dentro desses assuntos relacionados à nossa saúde. Obrigada

Cleberson Gomes Pacheco

Gostei de saber dessa mais essa informação, porque já sofro com Neutropenia, vou cuidar mais de dormir tb.Obrigado

ANDRÉIA Assunção

Muito bom saber para nós previnirmos

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.