Imunidade infantil: O excesso de higiene e assepsia pode prejudicar as defesas dos pequenos?


  • +A
  • -A

Por mais que a imunidade infantil seja mais frágil, ainda mais nos primeiros momentos da vida, colocar seu filho em uma redoma para protegê-lo de toda e qualquer infecção não é a medida ideal. Por mais que a menor exposição diminua os riscos, isso também impede que os pequenos estimulem e fortaleçam as defesas do organismo. Ou seja, o contato com o ambiente também é importante. 

O contato das crianças com o ambiente, a maior exposição aos antígenos, ajuda a reforçar a imunidade. Vale lembrar da teoria da higiene, que diz que o contato com sujeira faz bem por estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos”, informa a pediatra especialista em infectologia pediátrica Flávia Bello. 

Equilíbrio é a chave


Sendo assim, as crianças muito protegidas terão maior facilidade de contraírem alguma infecção quando entrarem em contato com ambientes abertos e/ou cheios de outras pessoas. Isso não significa que os pais devem deixar seus filhos livres na sujeira. O exagero é maléfico nos dois extremos. O ideal é buscar um equilíbrio. 

“Nesse caso, o excesso de higiene contribui para o aparecimento de alergias e doenças auto imunes. O equilíbrio é importante. Falta de higiene também faz mal”, afirma a médica. Para ter esse equilíbrio, basta permitir que seu filho tenha contato com outras crianças e com a natureza, mas de forma cuidadosa; evitando que ele leve sujeiras à boca, passando repelente, filtro solar, mantendo-o sempre bem hidratado, etc.

Tratamento para fortalecer a imunidade infantil


Caso a conduta com seu filho esteja de acordo com o ideal mencionado, mas ele mesmo assim apresenta infecções com frequência fora do normal, vale conversar com o médico na tentativa de iniciar um tratamento voltado ao
fortalecimento do sistema imune infantil

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Flávia Bello

Dra. Flávia Bello

Pediatria

CRM: 52-85057-8 / RJ

TAGS
imunidade
baixa-imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Imunidade infantil: O excesso de higiene e assepsia pode prejudicar as defesas dos pequenos?"

Deusdedith viana de jesus

Minha filha pega muito infeção por ter imunidade baixa.tem alguma remédio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Deusdedith. É importante que sua filha seja avaliada em consulta médica para investigar a causa das infecções e verificar se a imunidade está baixa. Recomendamos a leitura desta matéria que cita alguns exames que podem ser solicitados: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/exames-mostrar-imunidade-do-organismo. Torcemos pela melhora de sua filha, abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.