Imunidade: Quais são os benefícios da amamentação?


  • +A
  • -A

A amamentação possui inúmeros benefícios para a saúde do bebê que irão ser úteis não apenas nos meses iniciais de vida, mas em todas as fases seguintes. Sua importância para a imunidade da criança merece destaque especial, pois o leite materno ajuda a estimular o desenvolvimento das defesas do organismo, o que vai repercutir na vida adulta.

 

Benefícios da amamentação para a imunidade

 

“Os benefícios do leite materno para o bebê são inúmeros. É um alimento completo, perfeito para cada fase da vida da criança. Tem a proporção exata de gordura, proteína, água e demais nutrientes que o recém-nascido necessita. O bebê que recebe exclusivamente leite materno tem menos chances de desenvolver alergias, obesidade, anemia, episódios infecciosos, entre outras doenças”, informa a pediatra Flávia Bello.

Em relação à imunidade, especificamente, a médica explica que o leite materno possui  imunoglobulinas, que são “vacinas naturais” da mãe que protegem o bebê. Quando a mãe opta por alimentar seu filho exclusivamente com o seu próprio leite nos primeiros seis meses de vida, a tendência é que todos esses efeitos positivos sejam potencializados.    

 

Riscos de não receber leite materno e a importância dos medicamentos que estimulam a imunidade

 

Quando as crianças não recebem o leite materno, ou recebem em quantidade insuficiente, correm o risco não apenas de não contar com os benefícios já citados, mas também de sofrerem mais com um organismo frágil. “A criança que não é amamentada no seio materno pode adoecer mais frequentemente, por não receber imunoglobulinas maternas”.

Caso um bebê ou criança apresentem infecções frequentes, é fundamental a avaliação médica para determinar se existe ou não uma causa mais grave. Após essa avaliação inicial, é possível considerar a utilização de medicamentos que atuam estimulando o sistema imunológico. Essa estratégia deve ser discutida com o pediatra responsável pelo acompanhamento.

 

Dra. Flávia Bello é pediatra, graduada em Medicina pela Universidade Severino Sombra (USS) e com residência em Pediatria e Infectologia Pediátrica no Hospital Federal dos Servidores do Estado. CRM-RJ: 52-85057-8

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Imunidade: Quais são os benefícios da amamentação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.