Quais são as principais formas de contágio de doenças respiratórias, como a gripe?


  • +A
  • -A

A gripe e o resfriado são alguns dos problemas de saúde mais comuns entre os humanos, provocando coriza, espirros, febre e cansaço. Ambos são causados por vírus e registram aumento no número de casos nas estações mais frias do ano. Conhecer as principais formas de contágio de doenças respiratórias é uma importante forma de se prevenir.

Espirro facilita transmissão do vírus da gripe


De acordo com o pneumologista José Eduardo Martinelli, a gripe é transmitida, principalmente, por meio do espirro. “À medida que você espirra, gotículas com o vírus se espalham pelo ar e podem ser inaladas, provocando um quadro de gripe nas pessoas que estão presentes naquele recinto em que você espirrou”, explica o médico. 

O especialista cita como exemplo um espirro dentro de um elevador: “Se você estiver num elevador com 10 pessoas, todas as pessoas, com pouquíssimas exceções, vão inalar essas partículas do espirro e poderão adquirir a gripe por estarem num ambiente tão fechado“.  

É importante lembrar também que, ao levar a mão ao nariz, a secreção nasal com o vírus contamina a mão. A partir daí, a gripe pode ser disseminada quando o doente cumprimenta uma pessoa ou quando encosta a mão em uma barra de apoio no transporte público, na maçaneta de uma porta ou em um corrimão. 

Como evitar o contágio de doenças respiratórias


Lavar as mãos com frequência é, portanto, uma das principais formas de se proteger da gripe e do resfriado, mas o pneumologista cita outras medidas importantes: “Evitar aglomerações, evitar lugares fechados e evitar frequentar hospitais de forma desnecessária. A
vacina da gripe e o consumo de vitamina C e outras substâncias que ajudam a melhorar a imunidade também são necessárias”. 

Os grupos que estão mais sujeitos ao contágio de doenças respiratórias, como crianças e idosos, devem redobrar os cuidados preventivos. Pessoas que trabalham dentro de hospitais e emergências e imunodeprimidos também têm mais riscos. Em alguns casos, vale até mesmo usar máscaras de proteção, um costume muito difundido entre os orientais, mas que não está muito presente na cultura brasileira. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais formas de contágio de doenças respiratórias, como a gripe?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.