Filho resfriado com frequência? Saiba como reforçar a imunidade dos pequenos!

  • +A
  • -A

Durante a infância, principalmente nos primeiros anos de vida, é muito comum as crianças terem uma série de infecções, tendo em vista que sua imunidade ainda está em desenvolvimento. Os resfriados são muito frequentes e costumam vir mais quando os pequenos passam a ter contato com outras crianças infectadas, na creche, por exemplo.

“Os resfriados são sempre causados por vírus, sendo o rinovírus o mais frequente deles. Para ficar resfriada com frequência, a criança necessita de contatos rotineiros com outras pessoas que possuam o vírus, enquanto seu sistema imunológico ainda não consegue reagir adequadamente. Isso é especialmente comum nas crianças menores de 5 anos e que vão para escola ou creche desde muito pequenas”, informa o imunologista Gesmar Rodrigues Silva Segundo.

Formas de reforçar a imunidade das crianças


Segundo o especialista, a medida mais eficaz para evitar a ocorrência frequente de infecções
é reduzir a exposição deles aos diferentes vírus. Porém, se além dos resfriados a criança apresentar infecções de repetição, como pneumonias, mais de quatro casos de otite no ano, meningite, osteomielite e sepse, é necessária uma investigação do sistema imunológico.

“Essa investigação deve ser feita por um imunologista no sentido de verificar se há falhas no sistema imune da criança. Isso representaria um grupo de doenças conhecido por imunodeficiência primária ou erro inato da imunidade. Sendo confirmado o problema, seria indicado ao paciente a realização do tratamento de forma adequada”, explica o médico.

Tratamento e prevenção contra imunidade baixa


Tanto o tratamento quanto a prevenção contra a baixa na imunidade são feitos com algumas medidas, envolvendo, por exemplo, cuidados com a alimentação, higiene, hidratação,
prática de atividades físicas, suplementação de nutrientes, se necessária, e também uso de medicamentos que estimulam a imunidade da criança. Os imunomoduladores são exemplos interessantes nesse sentido.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo

Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo

Alergia e Imunologia

CRM: 32969 / MG

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "Filho resfriado com frequência? Saiba como reforçar a imunidade dos pequenos!"

Natália

Qual tipo de imunomoduladores são indicados para criança com 1 ano e 8 meses? Ela vai para a creche e fica resfriada com bastante frequência. Também apresenta episódios de assadura que temo ser por baixa imunidade também.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Natália. Recomendamos que procure um médico pediatra para avaliar a situação da criança e esclarecer a sua dúvida, o profissional poderá investigar a fundo o caso possibilitando a recuperação. Manter o sistema imunológico apto para defender o corpo dos micro-organismos invasores é essencial. Para isso, é fundamental manter uma hidratação oral rigorosa, já que a hidratação dá força ao organismo e elimina impurezas, e consumir alimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina C, complexo B, zinco e selênio. Abraços!

Janeceleia de araújo Santos

O pediatra do meu receitou leucogem melhorou bastante.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Janeceleia. Agradecemos o seu comentário. Desejamos sucesso no tratamento do seu filho!

Syara

Boa tarde tdo bem! Meu filho ele sempre tem resfriado sempre quando o tempo muda existe algum medicamento para que á imunidade dele não seja tão baixa, tipo alguns vitamina

Adriano

Boa tarde. Idosos também podem fazer uso de imunomoduladores diariamente e a longo-prazo? Há algum contraindicação no uso a longo-prazo? Muito obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adriano. Os  imunomoduladores podem ser utilizados tanto pelas crianças quanto pelos idosos, pois eles ajudam a tornar o sistema imunológico mais forte. Além do tratamento medicamentoso, é importante também ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercícios em dose moderada e bom sono. Em relação ao tempo de uso, aconselhamos que procure um médico, pois isso vai depender de paciente para paciente. Abraços!

Valeria

Usei LEUCOGEN nos meus filhos e os resultados em ambos foram muito satisfatórios. Principalmente na minha que foi prematura extrema, ajudou demais “santo LEUCOGEN”

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Valeria. Ficamos contentes pela eficácia que está tendo através do tratamento prescrito. Abraços!

Léia

Estou terminando um tratamento com leucogen e já percebo uma melhora incrível. O indicado é procurar mesmo um pediatra para que o mesmo faça uma investigação e recomende o tratamento correto. No meu caso, foi um médico otorrinolaringologista. Ótimo!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Léia. Ficamos felizes com o progresso obtido em seu tratamento. Abraços!

Tatiana

Meu filho ficava gripado e com a garganta inflamada várias vezes ao ano! Conversei com a médica ela receitou leucogem foi muito bom para ele,agora de vez em quando uma gripe graças a Deus!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Tatiana. É gratificante saber que seu filho tem melhorado com o tratamento, torcemos para que continue sempre. Até a próxima!

Livia

Já usei a medicação acima, no entanto aconselho procurar um bom pneumologista, pois ele irá passar um tratamento adequado que irá aliviar as crises.

Adriano Heitz

Meu filho de 17 anos usou Leucogen durante 2 meses e o de 2 anos e 4 meses faz uso de Montelair há 01 ano. Ambos estão tendo bons resultados em relação ao aparecimento de gripe e resfriado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adriano. É satisfatório saber que o tratamento dos seus filhos sucedeu de maneira positiva. Desejamos progresso. Abraços!

CHRISTIANE

Meu filho quase sempre estava gripado, é alérgico já levei no alergista, depois que o mesmo recomendou usar vinagre nas roupas, tira cortina, tapete lava tudo que ele usa com vinagre de alcoó que mata fungos e bactérias, ele melhorou bastante . Lavamos sua roupa com sabão de cocô e depois coloca 4 a 5 minutos no vinagre de alcoó , que tem função amaciante, passamos ate na casa por recomendação medica, evitamos o uso de inseticida que causa mal a nossos filhos. Hoje meu filho voltou a dormi com seus bichinhos de pelúcia, que também são lavados com vinagre.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Christiane. Ficamos felizes com o progresso obtido no tratamento do seu filho. Abraços!

Flaviane

Minha filha tem muita mas muita crise mesmo e é uma tosse ,eu a levei em um pneumologista e minha filha tá fazendo uso do seretide e nites ha 7 meses mas não vejo resultado ,devo procurar outro médico ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Flaviane. Recomendamos que procure o médico que indicou o tratamento e informe sobre a falta de eficácia dos medicamentos no tratamento da sua filha, caso necessite pode procurar também uma segunda opinião médica. Estimamos Melhoras!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.