Entrar e sair de lugares com ar-condicionado pode abalar a imunidade?


  • +A
  • -A

Entrar e sair de ambientes com ar-condicionado com frequência pode comprometer as defesas do organismo? A imunidade pode ficar abalada? Para responder a essas perguntas consultamos a pediatra Aline Fregni. Venha com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Pacientes com alergia sofrem ainda mais com mudança brusca de temperatura


“Apesar da grande vantagem de controlar a temperatura do ambiente, o ar-condicionado reduz a umidade e provoca o ressecamento da mucosa das vias aéreas. Esse fato torna as crianças mais vulneráveis às
infecções virais, como resfriados, faringites, amigdalites e otites”, informa a pediatra Aline Fregni Caetano.

Segundo a especialista, os pacientes alérgicos (rinite ou asma) são ainda mais vulneráveis, pois além do ressecamento do ar, também são prejudicados por inalarem o ar frio do ar-condicionado, que pode exacerbar sua doença. “Além disso, quando não higienizados de forma adequada, os aparelhos de ar-condicionado retém e expelem poeira, fungos, ácaros e bactérias, que exacerbam as doenças alérgicas”, alerta.

Como turbinar a imunidade durante os dias com ar-condicionado?


Quando o uso do ar-condicionado for inevitável, é fundamental proteger a imunidade, o que pode ser feito com alguns cuidados rotineiros.
Hidratação com água fresca em intervalos regulares; lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico; manter a alimentação saudável, rica em frutas e vegetais; e usar toalhas molhadas ou umidificadores de ar são alguns exemplos.

“Em relação ao ar-condicionado, é recomendado programar o aparelho para temperaturas amenas, um pouco mais baixas do que a do ambiente externo; desligá-lo um pouco antes de sair do ambiente, para evitar a mudança brusca de temperatura; e higienizar e trocar o filtro do ar-condicionado anualmente”, orienta Aline. Além disso, a criança pode fazer o tratamento medicamentoso – caso seja indicado – com remédios que estimulam o sistema de defesa.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Fregni Caetano

Dra. Aline Fregni Caetano

Pediatria

CRM: 150985 / SP

TAGS
gripe
imunidade
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Entrar e sair de lugares com ar-condicionado pode abalar a imunidade?"

Gilda Soares

Eu acho q entrar e sair de lugares com ar condicionado com temperatura muito baixa prejudica a saúde por causa do “choque térmico”, e pode abalar a imunidade.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gilda. De acordo com a especialista é importante desligá-lo um pouco antes de sair do ambiente, para evitar a mudança brusca de temperatura. Além disso realizar a manutenção regular do ar-condicionado é crucial para evitar o acúmulo de poeira, fungos, ácaros e bactérias. Até logo.

Rafael Augusto

Quero parabenizar a doutora e a todos vcs pela matéria muito bem explicativa e de fácil entendimento,pra mim foi de grande importância pois meu garoto com mudanças bruscas de temperatura tenho que ficar de olho por causa da bronquite que ataca demais muito obrigado a todos envolvidos!!!!👍

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rafael. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

Chancelaria de Araújo Santos

Muito boa a dica.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Chancelaria. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue conosco para acompanhar todas as nossas matérias. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.