É possível ter parasitoses intestinais e não apresentar sintomas?

  • +A
  • -A

Quadros de parasitoses intestinais podem provocar sintomas bem comuns, como dor abdominal, diarreia, náusea, vômito, febre e mal estar, mas também podem se manifestar de forma assintomática, ou seja, sem que nenhum desses sinais se apresentem. Nesses casos, fica mais difícil obter o diagnóstico rápido, tão importante para o bom tratamento do problema. 

Complicações decorrentes da falta de sintomas


“É totalmente possível que um paciente com alguma parasitose intestinal não apresente sintomas relevantes. Isso se deve ao fato de que muitas parasitoses cursam com
poucos sintomas ou sintomas leves, que podem passar despercebidos”, informa a gastroenterologista Amanda Medeiros. 

Segundo a especialista, a falta de sintomas pode gerar complicações, tendo em vista que alguns parasitas podem causar inflamação intestinal e má absorção de nutrientes, causando anemia, perda de peso, desnutrição e, até mesmo, déficit no desenvolvimento físico e cognitivo a longo prazo.

Prevenção e tratamento contra parasitoses intestinais


Como a transmissão das parasitoses intestinais se dá, principalmente,
por meio da ingestão de água e alimentos contaminados, o que é mais comum em locais com saneamento básico precário, se faz necessário que os moradores dessas regiões tenham cuidado redobrado com os hábitos de higiene para evitar contaminação de parasitas. 

Portanto, é fundamental lavar sempre as mãos, sempre que se chega em casa, antes de ingerir algum alimento ou pegar em objetos de uso frequente (celulares, por exemplo) e também lavar bem os alimentos durante o preparo dos mesmos. No caso de alguma parasitose diagnosticada, o tratamento medicamentoso é necessário, com uso de antiparasitários.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
parasitoses

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível ter parasitoses intestinais e não apresentar sintomas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.