Imunidade: qual é a importância das crianças brincarem ao ar livre?


  • +A
  • -A
Imagem do post Imunidade: qual é a importância das crianças brincarem ao ar livre?

Como o sistema imunológico das crianças ainda não é totalmente desenvolvido, é fundamental que nessa fase, principalmente, as defesas do organismo sejam constantemente reforçadas com cuidados à saúde. As brincadeiras ao ar livre são formas interessantes de reforçar a imunidade dos pequenos, pois o contato com agentes externos faz com que o corpo aprenda a combatê-los.   

“As crianças que brincam ao ar livre, têm uma imunidade reforçada. Primeiro, porque brincam ao sol, o qual é muito importante para absorção da vitamina D, nutriente essencial para o sistema de defesa, para a saúde dos nossos ossos e para o metabolismo de uma forma geral”, afirma a imunologista Cláudia Lobo César.  

Infecções são menores em locais abertos


Além disso, as brincadeiras ao ar livre são muito mais saudáveis do que em ambientes fechados e a disseminação dos vírus e bactérias é bem menor em lugares abertos. “As crianças que brincam ao ar livre apresentam menos ansiedade e se exercitam mais, diminuindo também o risco de obesidade. As brincadeiras ao ar livre ajudam ainda no neurodesenvolvimento das crianças”, acrescenta Dra. Claudia.

Para que as crianças tenham seus sistemas de defesa funcionando adequadamente, precisam ter um bom relacionamento familiar e com amigos, o que muitas vezes ocorre em períodos de lazer, com atividades ao ar livre. Isso ajuda, inclusive, no controle emocional. “Brincar ao ar livre não traz nenhum prejuízo ao sistema imunológico, pelo contrário, apenas efeitos positivos à imunidade”.

Mais cuidados importantes para manter alta a imunidade das crianças


Outras medidas fundamentais para a imunidade dos pequenos, além das brincadeiras ao ar livre, são: comer bem, respeitando a pirâmide alimentar (dieta balanceada); ter hábitos saudáveis de higiene pessoal; praticar atividade física; ter uma boa qualidade de sono,
beber bastante líquido e sempre estar com as vacinas em dia.

Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Imunidade: qual é a importância das crianças brincarem ao ar livre?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.