Como os pais devem proceder quando os filhos apresentam imunidade frágil desde que são bebês?

  • +A
  • -A

Por mais que seja normal bebês e crianças terem uma imunidade mais frágil, em alguns casos os pequenos podem apresentar problemas imunológicos fora do comum, necessitando de investigação e tratamento adequado. Para lidar com esse tipo de situação, é fundamental que os pais estejam sempre atentos para buscar o pediatra de confiança sempre que os filhos mostrarem quaisquer sinais preocupantes. 

Principais cuidados com a imunidade dos pequenos


“O pediatra é capaz de avaliar se há necessidade de investigação nas situações que fogem à normalidade, então o
melhor que os pais podem fazer é recorrer a esse profissional sempre que for preciso”, afirma a alergista e imunologista Anete Grumach. “Mas destaco que as crianças nascem com o sistema imunológico imaturo e isso é normal”, complementa a médica. 

Conforme explica a especialista, as crianças nascem com anticorpos transferidos pela placenta e que as protegem nos primeiros meses de vida. Além disso, recebem o leite materno que transfere outro tipo de anticorpo que defende a mucosa, chamado IgA. Assim, embora haja uma fragilidade transitória no nascimento, os recém nascidos seguem protegidos, mesmo que de outra forma.

Tratamento contra imunidade frágil


Ainda segundo Grumach, nos casos das crianças que nascem prematuras, pode ocorrer de não haver tempo de transferência dos anticorpos para o organismo dos bebês. Isso tende a gerar complicações e necessidade maior de atenção e cuidados. Sempre que for percebida alguma deficiência imunológica na infância, em todas as suas fases, o
tratamento medicamentoso adequado pode ser uma solução muito útil.

Os medicamentos que podem ser utilizados em crianças com problemas de imunidade atuam estimulando as defesas de seus organismos, o que ajuda na prevenção de doenças infecciosas, virais ou bacterianas, muito comuns nessa fase da vida. Além disso, é muito importante que os pais criem um estilo de vida saudável para seus filhos, com hábitos como alimentação variada e nutritiva, prática de atividades físicas ao ar livre, sono adequado, etc. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Anete Sevciovic Grumach

Dra. Anete Sevciovic Grumach

Alergia e Imunologia

CRM: 35963 / SP

TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como os pais devem proceder quando os filhos apresentam imunidade frágil desde que são bebês?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.