Como funcionam os medicamentos que estimulam a imunidade das crianças?

  • +A
  • -A

De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o sistema imunológico das crianças é imaturo, principalmente até os dois anos de idade. Sendo assim, é importante que os pais se esforcem para estimular as defesas de seus filhos, o que pode ser feito com a adoção de hábitos saudáveis na rotina dos pequenos e da família como um todo.

Principais hábitos saudáveis importantes para a imunidade das crianças


“De modo geral, a criança com deficiência imunológica pode se beneficiar de tratamentos específicos, os quais são comprovados. Comer e dormir bem e praticar exercícios, por exemplo, são medidas muito importantes para a fase de desenvolvimento da criança. Não há uma fórmula mágica para melhorar a imunidade, mas com uma vida saudável é possível encontrar equilíbrio para o corpo”, explica a pediatra Anete Grumach.

Porém, se a criança leva uma vida saudável, tem pais bastante cuidadosos, que garantem tudo que seu corpo precisa, mas mesmo assim apresenta defasagem imunológica, é importante investigar. Junto do médico pediatra, será feito o diagnóstico e, se for julgado necessário, a criança poderá iniciar um tratamento específico para estimular a imunidade. Alguns medicamentos podem auxiliar nesse processo.

Quanto à alimentação, é fundamental que os pequenos consumam uma variedade grande de nutrientes todos os dias. Afinal, cada um deles atua no funcionamento de partes específicas do organismo. Sendo assim, uma alimentação nutritiva, rica em diversas vitaminas e minerais, principalmente, fornece ao corpo “ferramentas” para combater infecções que comprometem a imunidade e a saúde em geral.

Contato com ambiente externo é essencial


Outro ponto importante para o fortalecimento da imunidade é o
contato com outras crianças e com o ambiente externo. Por mais que essa exposição resulte em infecções e doenças comuns da infância, devido à imunidade ainda frágil, é algo realmente necessário para estimular as células de defesa do organismo da criança. Portanto, é indicado levar os filhos para brincar ao ar livre sempre que possível. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/como-aumentar-a-imunidade-do-bebe/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Anete Sevciovic Grumach

Dra. Anete Sevciovic Grumach

Alergia e Imunologia

CRM: 35963 / SP

TAGS
crescimento
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Como funcionam os medicamentos que estimulam a imunidade das crianças?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.