Quais são os benefícios da amamentação para a imunidade das crianças?

  • +A
  • -A

Assim que um bebê nasce, muitas questões surgem na cabeça dos pais sobre a melhor forma de cuidar dessa nova vida. No entanto, em relação à importância da amamentação para a imunidade das crianças, não existem dúvidas: segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade infantil.

Amamentação protege contra alergias e infecções


“No leite materno, existem imunoglobulinas que são ‘vacinas naturais’ que passam da mãe para o filho. Basicamente, a mãe passa a imunidade para o bebê das doenças com as quais teve contato e ganhou imunidade”, afirma a pediatra Flávia Bello. As imunoglobulinas, também conhecidas como anticorpos, fazem parte do
sistema de defesa do organismo, assim como os glóbulos brancos, ou leucócitos.

A amamentação oferece proteção contra infecções respiratórias e de ouvido. No caso de alergias, como dermatite atópica e alergia à proteína do leite da vaca, existem evidências de que crianças que consomem leite materno estão mais protegidas desse problema, embora seja importante destacar que ainda não está claro se esses benefícios, com relação a reações alérgicas, se estendem ao longo da vida da criança. Vale destacar também que um dos problemas mais comuns entre as crianças e que a amamentação ajuda a evitar é a diarreia, diminuindo ainda os riscos de complicações nesses casos, como a desidratação.  

Aleitamento materno diminui riscos de doenças crônicas


Os bebês que receberam leite materno exclusivamente também têm menos chance de ter diabetes,
 já que isso evita o contato com o leite da vaca, cuja exposição é considerada um fator importante para o desenvolvimento do tipo 1 da doença. A amamentação diminui ainda os riscos de outras doenças crônicas, como obesidade e hipertensão, além do colesterol alto.

De acordo com a médica, a amamentação exclusiva, ou seja, feita apenas com leite materno, sem chá, água, suco e outros alimentos, é indicada até os seis meses de idade. “A partir daí, é indicada junto com outros alimentos. A atual recomendação é manter o aleitamento até os dois anos de idade ou até mais”, aconselha a pediatra.

Foto: Shutterstock

Dados do Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43891-ministerio-da-saude-lanca-nova-campanha-de-amamentacao

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Flávia Bello

Dra. Flávia Bello

Pediatria

CRM: 52-85057-8 / RJ

TAGS
alimentacao
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os benefícios da amamentação para a imunidade das crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.