O que são os comportamentos repetitivos associados ao autismo?


  • +A
  • -A

Os pacientes com autismo apresentam comportamentos repetitivos que são definidos como estereotipias motoras. São movimentos sem funções específicas, que podem aparecer em momentos aleatórios, sem uma justificativa. Eles podem assumir ainda um papel de regulação sensorial.

Características dos comportamentos repetitivos do autismo


As estereotipias motoras do transtorno do espectro autista também podem acontecer em momentos em que o indivíduo está feliz, como forma de manifestar esse estado, ou em momentos de estresse, na tentativa de aliviar a sobrecarga sensorial, por exemplo”, afirma a psiquiatra Luciana Staut,

Essas estereotipias podem comprometer a vida do paciente à medida que prejudicam o seu contexto social e escolar, distraindo não apenas a pessoa que faz o movimento, mas também os demais colegas em diversos ambientes. Isso tende a levar a um isolamento social ou dificuldade de sociabilização. “Também pode ser prejudicial caso a estereotipia se apresente em forma de autoagressão, como bater a cabeça na parede ou se arranhar, por exemplo”, acrescenta.

Controle dos comportamentos repetitivos no autismo


Existem formas de tentar controlar o aparecimento destes comportamentos. Uma delas é a utilização de cartões indicativos com cores. Neste caso, quando for mostrado o cartão vermelho, é porque o comportamento ou o local são inadequados para a ação. Quando for mostrado o cartão verde, a criança pode fazer o movimento sem prejuízo. Isso faz com que ela vá aprendendo e que com o passar do tempo consiga fazer sozinha esse controle.

“Essa é uma das formas que podemos atuar quando existem as estereotipias, mas cada criança responde de uma forma. Portanto, cada caso deve receber uma intervenção específica, mas as medidas de controle comportamental costumam ser eficazes neste caso. Vale ressaltar que nem toda estereotipia precisa ser tratada ou impedida de continuar”, afirma a médica.

Dra. Luciana Cristina Gulelmo Staut é psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e atende em Cuiabá (MT). CRM-MT: 6734

Foto: Shutterstock

TAGS
autismo
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que são os comportamentos repetitivos associados ao autismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.