Por que o ar seco é ruim para o paciente com asma?

  • +A
  • -A

A asma, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), é uma doença caracterizada pela inflamação das vias aéreas, o que causa crises de falta de ar, tosse e sensação de aperto no peito. Existem diversos fatores capazes de facilitar as crises de asma, mas um dos mais importantes é o ar seco. Entenda!

Ar seco pode facilitar crise de asma


“O ar seco funciona como um ambiente que tem um
aparelho de ar-condicionado. Ele retira a umidade do ar e essa retirada é um fator irritante para o desencadeamento de uma crise. Ele não funciona como um alérgeno, mas funciona como um irritante, assim como a fumaça do cigarro”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli. 

Em comparação com o ar úmido, de acordo com o médico, o ar seco é bem pior para o paciente com asma. No entanto, isso não significa que o excesso de umidade não cause prejuízos. Na verdade, o ar muito úmido pode favorecer o desenvolvimento de ácaros e fungos no ambiente, o que também pode causar crises asmáticas. 

Para amenizar o desconforto e evitar o aparecimento dos sintomas da asma, a recomendação é utilizar um nebulizador ou vaporizador no cômodo. “Quando está muito calor e você liga o ar-condicionado, pode manter também um vaporizador no ambiente. Já conversei com técnicos e não há nenhum problema em manter um vaporizador e um ar-condicionado no mesmo ambiente para diminuir o ar seco”, informa o pneumologista. 

Atenção ao uso do aparelho de ar-condicionado


No entanto, antes de ligar o ar-condicionado, é preciso estar atento às suas condições de limpeza. Ou seja, o filtro deve estar
livre de poeira e outros tipos de sujeira. Caso contrário, o aparelho pode desencadear uma crise de asma. Adotar outras medidas pode ajudar em longo prazo, como evitar contato com a poluição, manter a casa limpa, fazer exercícios físicos e seguir o tratamento corretamente.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o ar seco é ruim para o paciente com asma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.