Espirrar muito é normal ou pode ser sinal de um problema de saúde?


  • +A
  • -A
Imagem do post Espirrar muito é normal ou pode ser sinal de um problema de saúde?

O ato de espirrar nada mais é do que uma maneira das vias respiratórias expulsarem qualquer substância estranha que tenha invadido o organismo, por meio de um reflexo involuntário. Quando partículas como poeira, pólen, ácaros, vírus e bactérias irritam o nariz ou a garganta, ocorre o espirro. Quando o espirro se manifesta em excesso, é sinal de que há um quadro alérgico.

 

Espirrar muito está quase sempre ligado à rinite alérgica

 


“O espirro é um alerta do corpo mostrando que o nariz está sendo irritado por algo. Se uma pessoa começa a espirrar muito,
o mais provável é que ela tenha rinite alérgica. Eu diria que a grande maioria dos espirros (em excesso ou não) estão associados com algum tipo de rinite alérgica”, informa o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

Contudo, esse quadro também pode estar relacionado à corpos estranhos (mais em crianças, que introduzem objetos no nariz) e ambientes que desencadeiam inflamação por agentes externos, lesionando a mucosa nasal. “Exemplos desses agentes: fumaça, pólen, caspas de animais domésticos, casca de barata, ácaros, pó-caseiro, vírus, odores fortes e drogas inaladas”, lista Pozzi.

 

Tratando espirros e a rinite alérgica

 


Segundo o médico, o tratamento mais simples e caseiro para controlar o espirro em excesso consiste na limpeza com solução salina das fossas nasais e em evitar ambientes e coisas que desencadeiam respostas alérgicas. “O tratamento medicamentoso deve ser indicado individualmente pelo médico, com base na análise das particularidades de cada quadro e paciente”, recomenda.

Além do espirro em excesso, a rinite alérgica pode provocar sintomas como coriza, lacrimejamento dos olhos, congestão nasal, tosse e dor de garganta. O tratamento desse tipo de alergia também costuma ser feito com medicamentos, tais como antialérgicos, descongestionantes nasais e corticosteróides.  

 

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke é otorrinolaringologista formado em medicina pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com especialidade em otorrinolaringologia pelo Instituto Felippu de Otorrinolaringologia (SP). É titulado pela Associação Médica Brasileira (AMB). CRM-RS: 31.455 – Mais informações: Facebook

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "Espirrar muito é normal ou pode ser sinal de um problema de saúde?"

Lucimara coelho

Muito bom

Cuidados Pela Vida

Oi Lucimara, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

daniele

me em dique um remédio bom para espiro ???

Jaqueline Ribeiro dos santos

Espirro todo dia

Amanda

Ola , eu ñ aguento mas espirrar tanto e sempre e muito um espirro atrás do outro mesmo sem tá gripada, o meu nariz coça muito eu ñ posso pegar um vento nos pés varrer a casa em paz .

Cuidados Pela Vida

Oi Amanda, realize uma consulta com o médico especialista, assim ele poderá indicar o tratamento adequado para o alívio dos seus sintomas. Melhoras.

Janaina antonio Lima

Oi meu nome é janaina meu nariz cosa muito e quando comeca a cosa espirro varias vezes.. tem vezes que bate um ataque de espirros mais ou menos espirro umas 15 vezes seguidas !

Cuidados Pela Vida

Oi Janaina, marque uma consulta com o médico otorrino, assim ele irá identificar a causa para tratar os sintomas. Abraços.

Tatiele

Olá sempre dou ataques de espirros mais ainda quando está amanhecendo caso na madrugada são tantos espirros q parece q n vai passar derrepente meu nariz escorrendo tanto q entope de uma vez eh alergia

Cuidados Pela Vida

Oi Tatiele, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Samuel

Eu também sou muito alérgico isso é horrível já fui ao otorrinolaringologista mas não resolveu muito não

Leticia

Bom eu só tenho 10 anos e do nada eu não paro de esperar aqui na casa da minha prima nunca deu isso e eu decidi procurar no Google né pra vê agora eu vou falar com minha mãe pra ver com ela o que eu tenho

Railla

Ola, eu espiro muito já tomei remédios ..mas nenhum funcionou.. Espiro todos os dia.. Meu nariz cosa e DOI …eu não aguento mais e não consigo dormir sem folego..não sei mais o que fazer..

Cuidados Pela Vida

Oi Railla, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta com o médico especialista. Melhoras.

Andreza souza

Bom dia! Nossa eu tenho uma crise de esprirros todos os dias pela manhã e durante a madrugada, nossa espirro tanto, e meu nariz coça muito e minha garganta também. Em seguida meu nariz entope e fica escorrendo, não aguento mais. Isso talvez possa ser rinite?

Cuidados Pela Vida

Oi Andreza, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/ouvido-nariz-e-garganta/nariz-entupido-rinite
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Ana clara

eu todos os dias quando acordo eu espirro e fico todos os dias com o nariz entupido eu queria saber o que e, e o meu nariz ultimamente ele tem nascido bastante espinha não sei o por que.

Cuidados Pela Vida

Olá Ana Clara, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta com o otorrinolaringologista. Abraços.

Bárbara

Eu demoro.muito para espirrar. e quando espirro, é várias vezes seguidas. Isso é rinite??

Cuidados Pela Vida

Oi Bárbara, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.