O estresse pode desencadear crises em pacientes com transtorno bipolar?

  • +A
  • -A

Vários fatores podem provocar uma crise em pacientes com transtorno bipolar. Não aderir ao tratamento, privação de sono e situações de estresse intenso (emocional ou físico) são alguns exemplos. A crise também pode ocorrer espontaneamente, sem a influência de fatores externos. Tendo em vista esse potencial, um evento estressor pode aumentar o risco.

A relação do estresse com o transtorno bipolar


“O paciente sob estresse apresenta frequentemente mudanças no seu ritmo biológico. Dorme mal, come mal, não desenvolve atividades prazerosas e isso tudo afeta a modulação cerebral e o processo neuroquímico cerebral, podendo desencadear um
episódio depressivo ou maníaco”, explica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.

O estresse crônico e grave pode dificultar a adesão ao tratamento do transtorno e a prática de hábitos saudáveis de vida, como sono regular, alimentação e lazer. “Não existe vida sem estresse, pois ele é normal e desejável para que possamos agir de maneira a buscar solução de problemas e fazer mudanças. O problema é o estresse intenso e prolongado”, ressalta o profissional.

Tratamento do transtorno bipolar


Para evitar crises do transtorno bipolar, deve-se, primeiro, conhecer bem a doença, seu caráter cíclico, sabendo diferenciar emoções normais (alegria, tristeza, raiva) dos sintomas da doença. Depois,
deve-se entender que o tratamento é fundamental, buscando aderir a tudo que o médico e psicólogo orientarem. “Adotar hábitos saudáveis de vida e buscar relações mais satisfatórias também ajuda bastante”.

Além disso, não se deve nunca deixar de tomar a medicação estabilizadora do humor, pois ela garante redução das crises (frequência e intensidade). Uma pessoa adequadamente medicada apresenta menos crises no ano e quando elas ocorrem, são em menor intensidade. “A frequência às consultas médicas também é muito importante, mesmo que o paciente esteja bem, pois se trata de uma doença crônica e altamente incapacitante”, destaca Miguel.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Miguel Angelo Boarati

Dr. Miguel Angelo Boarati

Psiquiatria

CRM: 85105 / SP

TAGS
ansiedade
psicologico
transtorno-bipolar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O estresse pode desencadear crises em pacientes com transtorno bipolar?"

Marcia

Tenho síndrome do pânico sismo que vou desmaiar os cintomas são sinto calafrio subindo até o estômago, depois formigamentô nas mãos coração acelera começo tremer cabeça e corpos demora passar tenho isso desde ao treze anos so fui saber tratar aos vinte quatro anos irregular agora passo por mudanças de humor na mesma hora que estou Alegre de uma hora para outra eu fico irritada com tudo esprosiva

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.