Quais as principais dificuldades enfrentadas por familiares de pacientes com Alzheimer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais as principais dificuldades enfrentadas por familiares de pacientes com Alzheimer?

Pacientes com Alzheimer apresentam inúmeras limitações, o que gera dificuldades para os familiares, que muitas vezes são os responsáveis por cuidar deles. Em primeiro lugar, a doença torna o paciente completamente dependente da ajuda de seus cuidadores e, além disso, a degeneração mental gradativa do idoso costuma ser um processo doloroso de assistir para os entes queridos.

 

Dificuldades dos familiares de pacientes com Alzheimer

 

“Os familiares de pacientes com Alzheimer enfrentam várias dificuldades, sendo a primeira delas a aceitação do problema. É comum em famílias numerosas, por exemplo, haver filhos que não aceitam o diagnóstico e por isso deixam de levar o pai ou a mãe doente ao médico, ou então procuram outros profissionais não qualificados para o raciocínio clínico”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli.

As alterações de comportamento do paciente também são um grande desafio para os familiares/cuidadores, os quais precisam encontrar formas de enfrentar tais mudanças. “Essas alterações do comportamento (esquecimento, perambulação noturna, teimosias, não querer tomar banho, etc.) geram muito estresse para quem cuida e para os familiares. Assistir a situação do paciente, comparando com os tempos anteriores à doença, também é um processo penoso para os familiares”, afirma Martinelli.

 

Maneiras adequadas dos familiares lidarem com um paciente com Alzheimer

 

A melhor maneira dos familiares lidarem com um paciente com doença de Alzheimer é, em primeiro lugar, entender o que é a doença e seus sintomas. Também é fundamental ter orientação para cuidar bem do paciente. Isso pode vir do médico ou de outros profissionais, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

O familiar cuidador deve ter paciência para responder as perguntas e ouvir o que já sabe, visto que está acostumado a ouvir várias vezes os mesmos discursos do paciente. Também deve ter a inteligência de buscar sempre contornar as situações. “Se o idoso, por exemplo, não quiser tomar banho, não insista. Aguarde um pouco e depois tente novamente até ele aceitar. Nunca bata de frente, pois o paciente fica agitado e agressivo”, completa o especialista.

 

Dr. José Eduardo Martinelli é pneumologista e geriatra, sócio fundador e responsável técnico pelo Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia em Jundiaí (SP). CRM-SP: 27875 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais as principais dificuldades enfrentadas por familiares de pacientes com Alzheimer?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.