Há doenças comuns entre os idosos que podem atrapalhar o tratamento do Alzheimer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Há doenças comuns entre os idosos que podem atrapalhar o tratamento do Alzheimer?

O mal de Alzheimer é uma doença conhecida por prejudicar a memória dos pacientes e que atinge principalmente os idosos. Esta faixa etária requer uma atenção especial, já que existem uma série de doenças que costumam surgir na terceira idade e que podem atrapalhar o tratamento do Alzheimer. Cabe ao cuidador ajudar na adoção de medidas para evitar uma perda significativa da qualidade de vida.

Diabetes pode intensificar sintomas do Alzheimer


“Muitos idosos com a doença de Alzheimer apresentam comorbidades, ou seja, doenças concomitantes. Muitas delas são fatores de risco para a
piora nas funções cognitivas, como é o diabetes, por exemplo”, afirma o geriatra Leandro Minozzo. Segundo pesquisas, o diabetes pode atrapalhar a regulação do apetite, as funções motoras e até a memória, já prejudicada pelo Alzheimer.

Além disso, o médico precisa ficar atento a casos de arritmias cardíacas, desnutrição, bronquite e doenças do estômago. “Os principais efeitos adversos das medicações para Alzheimer podem interferir nessas situações. No entanto, profissionais com treino conseguem administrar bem a relação de comorbidades e o uso de muitos medicamentos”, diz o especialista.

Alzheimer pode prejudicar adesão a tratamentos de outras doenças, como a hipertensão


O tratamento de uma doença na terceira idade, quando o paciente também tem Alzheimer, traz alguns desafios, como fazer a indicação do tratamento e verificar quando ele deve ser suspenso, observar os efeitos das medicações e suas interações. Problemas na adesão ao tratamento de doenças comuns na velhice, como hipertensão arterial, ou seja, quando o
paciente esquece de tomar o remédio, podem ser sinais iniciais de que as funções cognitivas não vão bem, além de ameaçarem a saúde do idoso.

Em alguns casos, o tratamento do Alzheimer pode sofrer modificações por causa da presença de outras doenças. “Isso é válido principalmente na fase grave da doença de Alzheimer. O tratamento tem como objetivo manter a qualidade de vida através da funcionalidade. Em casos de terminalidade, quando medidas de conforto devem ser priorizadas, por exemplo, o tratamento pode ser suspenso”, informa o geriatra.

Dr. Leandro Minozzo é geriatra, nutrólogo e mestre em Educação, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e atua em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 32053 – leandrominozzo.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer
bronquite
diabetes
pressao-alta
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Há doenças comuns entre os idosos que podem atrapalhar o tratamento do Alzheimer?"

Luiza alves pereira

Gostei muito da explicação.gostaria muito de aprender mais…

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.