Qual é a relação da vitamina D com a queda de cabelo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual é a relação da vitamina D com a queda de cabelo?

A relação entre vitamina D e queda de cabelo vem sendo estudada por pesquisadores nos últimos anos, mas ainda não há como estabelecer uma ligação direta entre as duas coisas. Ou seja, a falta de vitamina D por si só não é o suficiente para determinar um quadro em que ocorre queda de cabelo. No entanto, a carência do nutriente pode influenciar de alguma maneira.

“Ainda não é possível precisar o papel da vitamina D na queda de cabelo, porém sabe-se que sua deficiência pode influenciar na queda (eflúvio telógeno). Alguns estudos recentes mostraram que a dosagem de vitamina D em mulheres com eflúvio telógeno era menor do que das mulheres sem eflúvio. Mesmo assim, ainda são poucos estudos e sem estabelecer exatamente o motivo”, informa a dermatologista Daniela Aidar.

Outros fatores que influenciam na queda de cabelo


Estudos iniciais também apontam que a vitamina D possui um importante papel como imunomoduladora na alopecia areata, um tipo de queda de cabelo autoimune que se caracteriza por falhas de cabelo/pelo em formato arredondado no couro cabeludo e/ou outras partes do corpo. “Apesar das ressalvas, ainda recomendamos a dosagem da vitamina D na investigação da queda para possível suplementação, caso necessário”.

É preciso ter em mente que vários outros nutrientes além da vitamina D são importantes para a manutenção da saúde capilar, como ferro, vitamina B12, zinco, silício etc. “Doenças como anemia, alterações do funcionamento da tireoide, sífilis, doenças reumatológicas, estresse, também estão envolvidas no processo de queda de cabelo”.

Fontes de vitamina D


Quem apresenta carência de vitamina D pode tratar o problema de diferentes formas.
A exposição solar merece destaque, pois é crucial para a síntese do nutriente no organismo. Aliado a isso, recomenda-se o consumo de fontes alimentares (peixes, frutos do mar, ovo, fígado, leite, queijo, cogumelos) e a suplementação. Neste último caso, é necessária a indicação do médico especialista.  

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual é a relação da vitamina D com a queda de cabelo?"

Celia Machado

Meu cabelo demora um enfermidade pra crescer um centímetro trabalho como diaristas oque devo fazer

Cuidados Pela Vida

Oi Celia, marque uma avaliação com dermatologista para que ela possa avaliá-la. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.