Como manter os níveis de vitamina D durante o inverno?


  • +A
  • -A

As doenças respiratórias não são os únicos problemas que afetam a saúde humana durante as estações mais frias do ano, já que há uma maior deficiência dos níveis de vitamina D no corpo durante o inverno. A situação é mais preocupante na Região Sul do Brasil do que nos estados mais ao norte.

Menor exposição ao sol no inverno reduz níveis de vitamina D


“Os níveis de vitamina D caem no inverno em virtude da menor incidência de raios solares e também da menor exposição. Como estamos mais distantes do sol, a intensidade dos raios que chegam é mais fraca”, afirma a nutricionista Caroline Codonho. Outro fator importante é o uso de roupas compridas e fechadas para proteger do frio, que impede o contato dos raios com a pele.

A queda da quantidade de vitamina D oferece riscos à saúde do corpo. Em longo prazo, a deficiência desse nutriente pode causar osteoporose, dor nas costas e nos músculos, doenças autoimunes e problemas cardíacos. Mas, manter os níveis não é muito difícil. Apenas 20 minutos diários debaixo da luz direta do sol são suficientes.

Quais alimentos são ricos em vitamina D?


“Consumir alimentos ricos em vitamina D, como sardinha e ovos, ajuda muito a manter os níveis durante o inverno”, destaca a especialista. Atum, salmão, cogumelo, queijo e fígado de boi também são alimentos que contêm boas quantidades do nutriente e podem reforçar a alimentação durante a época mais fria do ano.

Mas, se mesmo com a alimentação e com a exposição aos raios solares não for possível manter a quantidade necessária de vitamina D, é possível recorrer à suplementação. “A suplementação pode ser indicada sim, porém sempre com a prescrição de médico ou nutricionista, já que os excessos também são nocivos”, alerta Caroline.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Caroline Codonho

Caroline Codonho

Nutrição

CRM: CRN: 4 13100445 / RJ

TAGS
alimentacao
calcio
dor-nas-costas
ossos
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como manter os níveis de vitamina D durante o inverno?"

Beatris Favoretti

Eu estou com deficiencia de vitamina D (14,5 mg) acabei de fazer um exame de sangue além de tomar sol e mudar a alimentação devo tambem tomar um suplemento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Beatris. Agradecemos seu comentário. Lembrando que esta alternativa é válida somente após a orientação médica. Sendo assim, é importante conversar com seu médico, para que ele verifique se há necessidade da suplementação. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.