Com o outono e a chegada da temporada de frio, veja dicas para manter seus níveis de vitamina D!

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O outono chegou e, com ele, aquele friozinho que faz todo mundo tirar os casacos e os cobertores do armário! Mas, apesar de ser uma época amada por muitos, algumas pessoas podem sofrer com a mudança de temperatura, capaz de desencadear ou piorar algumas doenças típicas e oportunistas. Por isso, é importante estar com a imunidade em alta! Quem pode te ajudar nisso é a vitamina D. Para saber como manter bons níveis de vitamina D no outono, a equipe do Cuidados Pela Vida entrevistou a nutricionista Alexandra Marinho. Confira! 

Como manter os níveis de vitamina D altos?

 

De acordo com a nutricionista, as viroses são as doenças mais comuns nessa época do ano. Problemas de saúde como resfriados e gripe são rotineiros, assim como crises alérgicas. Isso ocorre porque no frio ficamos em ambientes mais fechados e sem ventilação, facilitando a circulação de vírus, bactérias e alérgenos. Além disso, como a vitamina D é um nutriente produzido a partir do contato com os raios solares, o hábito de ficar dentro de casa ou em ambientes fechados nessa época do ano, pode acabar diminuindo os níveis de vitamina D e, com isso, prejudicando a imunidade. 

Para evitar esse problema, é muito importante manter os níveis de vitamina D altos, bem como outros nutrientes, como a vitamina C. “A vitamina D fortalece todo o sistema imune”, explica Alexandra. Para atingir esse objetivo, é necessário se alimentar de forma equilibrada, principalmente com carnes, peixes e laticínios, além de, claro, uma boa suplementação, quando indicada por um profissional. “Suplementando, atingimos um nível ótimo de vitamina D”, afirma a nutricionista. 

Tomar sol mesmo nos dias mais frios também é fundamental, já que ele é a principal fonte de vitamina D. Expor-se à luz solar de 10 a 15 minutos por dia evita que os níveis desse nutriente caiam, prevenindo problemas no sistema imunológico e evitando quadros de doenças oportunistas. 

Outros benefícios da vitamina D para a saúde


Além do fortalecimento do sistema imunológico, a vitamina D é importante para diversas outras funções do organismo, como explica Alexandra: “Por auxiliar na formação dos ossos e dentes, absorção de cálcio e fósforo no sistema imune e muscular, a suplementação de vitamina D também atua na manutenção da nutrição e do
equilíbrio mental e corporal, trazendo mais energia para as atividades diárias e espantando o cansaço”.

Bons níveis de vitamina D ajudam a prevenir doenças como a osteoporose e a osteopenia, devido à sua participação na absorção do cálcio em nosso organismo. Além disso, ela é fundamental para gestantes e mulheres em fase fértil, por exemplo, já que é essencial para a formação e o desenvolvimento do feto e para a formação da massa óssea do recém-nascido. Manter os níveis de vitamina D altos também protege o sistema cardiovascular, ajudando a prevenir problemas como o infarto.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Alexandra Marinho

Alexandra Marinho

Nutrição

CRM: CRN: 04100212 / RJ

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2 comentários para "Com o outono e a chegada da temporada de frio, veja dicas para manter seus níveis de vitamina D!"
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