Qual é a vantagem da ingestão de alimentos de origem animal ricos em cálcio?


  • +A
  • -A

O consumo de alimentos de origem animal é muito indicado para garantir o cumprimento das metas diárias de cálcio, especialmente por causa da presença de outro nutriente importante para o corpo, como explica a nutricionista Caroline Codonho: “O consumo de cálcio de origem animal é a melhor forma, por vir, em geral, acompanhado de vitamina D, que é essencial para a fixação do cálcio e a manutenção de níveis saudáveis no organismo”.

Alimentos de origem animal ricos em cálcio também têm vitamina D


Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o
leite de vaca carrega 108 miligramas de cálcio a cada 100 gramas. Já uma lata de sardinha contém cerca de 351mg. Alimentos que não são de origem animal e que têm teor de cálcio próximo são o tofu, com 434mg a cada meia xícara, e o brócolis cozido, com 62mg em uma xícara. Porém, tanto o tofu quanto o brócolis têm quantidades irrisórias de vitamina D.

Não adianta o corpo receber boas quantidades de cálcio se esse consumo não estiver associado à ingestão de vitamina D, já que o organismo não conseguirá aproveitar o mineral adequadamente. A vitamina D é produzida a partir do contato com a luz solar, mas também pode ser adquirida por meio da alimentação, sendo encontrada em peixes como atum, salmão e sardinha.

Atenção aos produtos industrializados no mercado


Na hora de ir às compras, é importante pensar em adquirir alimentos com cálcio, mas é preciso tomar cuidado com os produtos industrializados encontrados nos mercados. “Os
alimentos industrializados enriquecidos com cálcio sempre apresentam teor elevado, porém, vêm acompanhados de excesso de açúcar, gordura e sódio”, alerta a profissional.

Para garantir o consumo adequado de cálcio, de acordo com suas necessidades, o ideal é se consultar com um nutricionista. “Este profissional equilibrará todos os nutrientes e fará a distribuição de cálcio pelas diversas refeições do dia, aliando ao consumo de vitamina D, essencial para uma boa fixação do cálcio”, afirma Caroline.

Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445 – http://nutricaocarol.blogspot.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
calcio
ossos
osteoporose
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a vantagem da ingestão de alimentos de origem animal ricos em cálcio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.