Ter as unhas quebrando pode ser sinal de falta de vitamina?


  • +A
  • -A

Quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode sim significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), que é o nutriente mais associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis. Por isso, a tendência é que o médico dermatologista recomende aos pacientes com esse problema a suplementação da biotina.

 

Importância da biotina para a saúde das unhas

 

“O tratamento de unhas frágeis com biotina foi iniciado após testes com altas doses da vitamina em cavalos apresentarem melhora em seus cascos. Hoje, acredita-se que o mecanismo de ação da biotina para unhas possa ser um estimulante para a formação de queratina (substância que as constitui). A melhora pode ser observada em 3 a 6 meses”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Segundo a especialista, a síndrome das unhas frágeis é bem mais do que um incômodo exclusivamente estético, já que pode representar grande desconforto e incapacidade para o paciente. Por isso, sempre que os sintomas surgirem, deve-se procurar um especialista para iniciar o tratamento mais adequado, tanto com consumo de biotina, quanto por meio de outras medidas.

 

Principais fontes de biotina

 

Muitos produtos destinados à saúde capilar e das unhas comercializados atualmente contém biotina, o que reforça a importância da vitamina nesse contexto. Contudo, além dos suplementos, o paciente também deve procurar a biotina na alimentação, visto que há diversas opções ricas no nutriente.

Na comida, a biotina pode ser encontrada nos vegetais de folhas verdes escuras, ovos cozidos, salmão, fígado, abacate, nozes etc. Em alguns casos, a alimentação é capaz de fornecer a quantidade necessária de biotina para o organismo, mas nem sempre isso ocorre. Por isso, a suplementação é uma opção importante e que deve ser explorada no tratamento.

 

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 71503-4

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Ter as unhas quebrando pode ser sinal de falta de vitamina?"

maria beatriz

Eu tenho unhas muito fracas e com fungos isso me encomoda bastante o eu poderia fazer para melhoar!!!!!fico muito grata se puderem me ajudar , ja faço parte cuidados pela vida!!!1obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), por isso, o ideal é que o médico dermatologista oriente essa dúvida. Veja também essa matéria com dicas para as unhas em https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/unhas/alimentacao-fortalecimento-das-unhas. Até a próxima.

Graziele Castellain

Minhas unhas se lascam facilmente, gostaria de saber o que posso fazer pra isso não ocorrer mais? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Graziele, a dermatologista Gabriella Albuquerque explica que, a síndrome das unhas frágeis se caracteriza pelo enfraquecimento da unha por conta da diminuição de sua resistência, a biotina (vitamina B7) se mostrou eficaz no tratamento desse quadro. Converse com sua dermatologista e verifique com ela outras medidas que podem te ajudar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.