Iniciei meu tratamento contra a infecção da H. pylori. O que deve ser mudado na minha rotina?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Fabio Luiz Maximiano
- +A
- -A
A infecção provocada pela H. pylori exige que você tenha disciplina para seguir o tratamento necessário. A base deste tratamento é a utilização correta do antibiótico específico que será receitado pelo médico. Essa é a principal mudança em termos de rotina que você deve se preocupar: tomar a medicação nos horários certos e na exata quantidade de dias que o médico pediu.
Não tomar o medicamento corretamente pode comprometer todo o tratamento contra a H. pylori
Portanto, as mudanças na rotina são relativamente brandas e não há nada abrupto nesse sentido. Mesmo assim, muitas pessoas não conseguem ter essa disciplina de tomar o remédio corretamente, o que compromete muito o tratamento. “Durante o tratamento você deve se alimentar normalmente e observar o horário de tomada dos remédios, evitando deixar de tomar ou atrasar alguma dose”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.
Caso você tome os remédios de forma irregular, não respeitando os horários e esquecendo de tomar em alguns momentos, ou até mesmo abandone o tratamento antes da hora, a ação nociva da H. pylori vai persistir no seu organismo e a bactéria pode ainda se tornar resistente ao antibiótico. Nesse caso, é preciso procurar um outro remédio e iniciar o procedimento do zero, tudo com supervisão médica.
Cuidados que podem ser indicados no tratamento contra a H. pylori
Por mais que você possa se alimentar normalmente durante o tratamento contra a infecção da H. pylori, algumas vezes pode ser indicada uma dieta. A ideia seria apenas cortar alguns alimentos que possam gerar desconforto ao estômago, que é justamente a região do corpo afetada pela bactéria. Como a infecção causa dor local intensa, evitar alguns alimentos, como refrigerantes, excesso de gordura, café, entre outros, pode ajudar a amenizar um pouco o desconforto.
O mesmo vale para os medicamentos que por vezes são indicados como complemento do tratamento, apenas para tentar diminuir os sintomas gerados pela infecção – especialmente a dor, que muitas vezes é intensa por conta da formação de úlceras no estômago. Seguir todas essas etapas do tratamento é realmente muito importante, ainda mais porque a H. pylori já foi relacionada em estudos com o câncer de estômago.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Fabio Luiz Maximiano
Gastroenterologia
CRM: 117078 / SP
- 87 comentários para "Iniciei meu tratamento contra a infecção da H. pylori. O que deve ser mudado na minha rotina?"
-
Fernanda
Me informe
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Fernanda. Conforme informado na matéria, a base deste tratamento é a utilização correta do antibiótico específico que será receitado pelo médico. Essa é a principal mudança em termos de rotina que você deve se preocupar: tomar a medicação nos horários certos e na exata quantidade de dias que o médico prescreveu. Abraços
-
Marilda
Iniciei hoje o tratamento com quantos dias vou ver resultados estou muito preocupada me ajude por favor pois já passei por cirurgia do intestino.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Marilda. O tratamento para erradicação do H. pylori é feito com medicação específica e antibióticos. “Em todo tratamento com antibiótico nós esperamos pelo menos 48h para que possa haver efeito. Mesmo assim, as alterações gástricas secundárias à bactéria tendem a melhorar após pelo menos uma semana do tratamento”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Desejamos progresso no tratamento. Abraços!
-
Paula
Ola ! Comecei meu tratamento de 14 dias (12 comprimidos por dia ) na segunda feira e estou me sentindo muito mal, nausea,enxaqueca,diarreia,ansiedade,depressão mas ja senti todos esses sintomas da primeira vez que fiz este tratamento (inicio do ano) tomei so 10 dias e parei . Porem a bactéria voltou. Parece que vou morrer, não consigo comer,beber , nada. como amenizar os sintomas pelo amor de Deus?
-
Carlene
Bom dia estou com hpylori pangastrite moderada e esofagite moderada e o médico me receitou levofloxocino esomeprazol domperidona e amoxilina e esomeprazol. Mas n me disse de quantos horas de um remedio pra outro devo tomar.gostaria de saber .e o domperidona vou tomar depois dos antibióticos esta certo .
-
Rosiane
Tou no finalzinho do tratamento hplory mais continuo com queimacao no estomago porque? Sera que nao matou a bacteria
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Rosiane. A bactéria H.pylori é responsável por 50% a 70% dos casos de úlceras duodenais e 30% a 50% dos casos de úlceras no estômago, segundo comenta a Dra. Amanda Medeiros. No caso de suspeita, deve retornar ao médico para verificar se eliminou a bactéria e ter a orientação segura para amenizar os sintomas de queimação estomacal. Recomendamos estas leituras para mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/h-pylori-contribui-formacao-ulceras-no-estomago e https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/possivel-eliminar-totalmente-h-pylori. Torcemos por sua completa recuperação.
-
Carlos
Olá me chamo Carlos. Comecei o tratamento de h pylori a 4 dias .Foi receitado a omepramix, tomar 7 da manhã e 19 da noite. Estou tomando o da 7 manhã em jejum, tem algum problema, haja vista que apenas a outra etapa de 28 dias de medicação que foi receitada em jejum, essa primeira dura 7 dias com 4 pílulas em cada dose. Depois 28 dias com uma pílula. Outra pergunta é se após esses 35 dias de tratamento vou precisar tomar outra medicação?
-
Patricia
Bom dia fiz uma esleve agora deu hpilory como devo tomar as cápsulas devo abri lá é tomar me ajudem
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.