Quais tipos de queijo devem ser evitados por pacientes com hipertensão?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão arterial, que exige que o coração e todo o sistema cardiovascular trabalhem mais. A alimentação é um dos fatores que contribui para o desenvolvimento do problema, mas também é uma parte importante para o sucesso do tratamento e deve passar por mudanças, o que inclui até mesmo prestar atenção ao consumo de queijos.

Consumo exagerado de queijo parmesão faz mal a pacientes com pressão alta


Segundo a cardiologista Caroline Nagano, o paciente com pressão alta não pode comer queijo à vontade. “Na produção do queijo, é
acrescentado cloreto de sódio, além do sódio natural que ele já tem por ser um derivado de leite. Se a ingestão for excessiva, pode causar crises hipertensivas”, alerta a especialista.

Segundo a médica, o queijo parmesão é um dos tipos que devem ser evitados por quem tem hipertensão. “Pensando somente na quantidade de sódio presente, seria bom evitar queijos como o parmesão, pois possui um grande teor de sódio, além dos maturados”, recomenda. O ideal, no entanto, é que você pergunte para seu cardiologista quais queijos podem ser consumidos, além das quantidades, para garantir que a alimentação não vai prejudicar o tratamento.

Como comer queijo sem prejudicar o controle da hipertensão


No entanto, Caroline explica que pode haver uma grande variação no teor do sal do mesmo tipo de queijo dependendo da marca. Por isso, vale sempre a pena conferir a tabela nutricional antes levar o queijo para casa. Além disso, é importante conversar com um cardiologista e um nutricionista, já que é preciso levar em consideração também a presença de outros compostos nos queijos, como as gorduras,
o cálcio e a vitamina D.

Quem é hipertenso não precisa cortar o queijo de vez da alimentação. A recomendação da cardiologista é comê-lo em pequenas quantidades e não ingerir junto a outros alimentos que já têm um alto teor de sódio. Além disso, vale a pena procurar opções de queijo light ou com redução na quantidade de sódio.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Caroline Nagano

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
alimentacao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais tipos de queijo devem ser evitados por pacientes com hipertensão?"

monica martins siqueira

Bom dia! Na expressão “seria bom evitar queijos como o parmesão e o queijo branco minas frescal, que é diferente do branco padrão” ficou para mim, uma dúvida, o queijo branco frescal é muito rico em sódio? Quando se diz que o frescal é diferente do branco padrão, significa que o “padrão” tem menos sódio? Sempre achei que fosso o contrário! Tirem minha dúvida, por favor!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Monica. De acordo com a matéria, seria bom evitar queijos como o parmesão e o queijo branco minas frescal, esses queijos possuem grande teor de sódio. Continue nos acompanhando para mais informações e matérias como essa. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.