Termogênicos: existem alimentos que podem ajudar você a emagrecer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Termogênicos: existem alimentos que podem ajudar você a emagrecer?

O processo de emagrecimento é uma combinação de exercícios regulares com alimentação adequada. Não necessariamente comer pouco, mas comer os alimentos corretos e usá-los a seu favor. Os alimentos termogênicos, por exemplo, podem ajudar a intensificar a sua alimentação e, consequentemente, a queima de gordura. Esse alimentos são aqueles que, quando consumidos, auxiliam o corpo em produzir mais calor, mobilizando os depósitos de gordura. Esse processo gera mais disposição na hora do exercício físico e gasta mais calorias. “Eles também apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos pelo organismo, consumindo maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão”, explica a nutricionista Bianca Genoese.

Os alimentos termogênicos podem ser consumidos puros ou em receitas

Alguns exemplos de alimentos termogênicos são o chá verde, gengibre, canela, pimentas-vermelhas, ômega 3, chá mate e hibisco. O ideal é que sejam consumidos diariamente, variando o tipo de alimento. Mas todos eles também possuem contraindicação, então é sempre indicado consultar um nutricionista para elaborar um plano alimentar personalizado e definir as quantidades. “Os termogênicos podem aparecer na forma de chás, adicionados a receitas de bolo, sucos, frutas, etc”, indica Bianca.

Mas se engana quem pensa que apenas consumindo esses alimentos conseguirão emagrecer. A mudança do estilo de vida, associado a uma mudança no padrão alimentar e práticas regulares do exercício, é fundamental para uma melhor qualidade e manutenção do peso. “Quando fazemos exercícios físicos o corpo aquece ajudando a queimar mais calorias. Assim, mesmo quando utilizado longe da hora do exercício, seu organismo vai queimar mais calorias do que naturalmente queimaria”, acrescenta a nutricionista.

Mesmo sendo alimentos naturais, é preciso tomar cuidado

Tenha muito cuidado com os suplementos termogênicos que muitas empresas colocam à venda. É necessário ter atenção redobrada. Uma dose muito alta pode causar vômitos, náuseas, dor de cabeça e aceleração nos batimentos cardíacos. Além do mais, quando você parar de consumir o termogênico, se não investir em dieta e exercício, provavelmente os quilos indesejados voltarão. “Não devem ser usados por idosos, crianças e pessoas com saúde debilitada, principalmente problemas renais e cardíacos. Termogênicos como a cafeína provocam o aceleramento dos batimentos cardíacos e suor”, alerta Bianca Genoese.

Os alimentos termogênicos também ajudam em outras áreas da saúde, como poder antioxidante, redução na formação de cálculos biliares, ação anti-inflamatória, diuréticos, diminuição do colesterol ruim, combate às doenças do coração, entre outros.

Dra. Bianca Genoese é nutricionista. CRN 4 14100767

TAGS
alimentacao
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Termogênicos: existem alimentos que podem ajudar você a emagrecer?"

Tany

É isso mesmo ! Orgulho da minha nutri Bianca Genoese

Sandra Melo

Ótimas informações, é sempre bom saber que até um item saudável consumido em excesso pode fazer mal.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.