Sucralose: diabéticos podem consumir esse adoçante que vem da cana?


  • +A
  • -A

Quando o assunto é diabetes e alimentação, o açúcar logo é mencionado. Há uma grande preocupação com os efeitos que esse carboidrato pode causar em pacientes diabéticos. Mas, além da sacarose, o famoso açúcar de mesa, outras substâncias adoçantes vêm sendo bastante utilizadas na preparação de alimentos.

Sucralose não fornece energia ao corpo


Um desses adoçantes é a sucralose. “Sucralose é uma substância extraída da cana-de-açúcar e que tem poder adoçante muito superior ao açúcar comum. Como não tem calorias, é bastante utilizada por quem não pode ou não quer adicionar calorias à dieta”, explica a nutricionista Daniella Chein. Porém, é preciso destacar que a sucralose não fornece energia porque não é digerida pelo corpo.

Moderadamente, a substância não provoca danos ao organismo. No entanto, “o consumo de muitos alimentos contendo adoçantes artificiais deve ser desencorajado porque não têm valor nutricional”, afirma a especialista. A recomendação de Daniella é substituir a sucralose por outros adoçantes naturais, como estevia, demerara e o açúcar mascavo.

Diabéticos podem consumir sucralose com moderação


Assim como a maioria dos adoçantes e alimentos, a sucralose pode ser consumida por diabéticos, desde que em quantidades adequadas e que não atrapalhem o controle da doença. “O consumo de açúcar não está proibido, mas deve ser feito com cautela, pois quantidades excessivas podem levar ao rápido aumento dos níveis glicêmicos”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

A sucralose é amplamente utilizada pela indústria de alimentos. É encontrada em bebidas e sobremesas e pode ser levada ao fogo ou ao congelador porque apresenta uma estrutura estável tanto em baixas quanto em altas temperaturas. Pode ser usada em gelatinas, pudins, sucos, compotas de frutas e como adoçante de mesa.

Dra. Daniella Chein é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes
glicose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Sucralose: diabéticos podem consumir esse adoçante que vem da cana?"

Marcia

Sou diabetica mais esta no começoNunca tomei adoçante com sucralose.Me indicaram dizendo que não faz mal pra diabete. Que é melhor que o adoçante que tomo. Que é zero cal. Comprei mais estou com medo de toma esse com sucralose. A marca magro😢😢

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, na dúvida faça uma consulta com o endocrino ou nutricionista, assim eles poderão te auxiliar a encontrar a melhor opção para o seu caso. Abraços.

Maryon

Havia comprado vários adoçantes, mas sou acostumado com o zero cal, como ele acabou, comecei a usar o zero cal suclarose, do nada fiquei vendo estrelas amarelas, passei a ter tonturas, perder os sentidos, deixei essa suclarose, estou tomando suco de tamarindo, e hoje comecei ficar melhor!Não volto a tomar suclarose de jeito nenhum! Ela faz mal para EU, que estou em estado de diabetes.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.